A data de primeiro de julho é conhecida no Quebec por duas coisas: o feriado do dia do Canadá, e o dia da mudança. Mas existe um terceiro fato relacionado a essa época do ano que é menos glamouroso: o abandono de animais.
Por algum motivo estranho, o Quebec adotou o mês de julho como o mês ideal para começar os contratos de aluguel. Não existe lei que impeça os contratos de se iniciar e terminar em qualquer mês, mas a grande maioria dos imóveis alugados tem seu contrato vencendo no fim de junho. Isso gera um estranho fenômeno: uma quantidade enorme de pessoas se muda no mesmo dia. Como consequência uma quantidade enorme de animais abandonados ao mesmo tempo.
Essa época do ano é também muito propícia para renovar os móveis e se desfazer de objetos que não servem mais, desde o início de junho é possível encontrar excelentes ofertas de produtos usados no Kijiji ou mesmo doações nas redes sociais. Nós também nos mudamos para um outro apartamento nesse ano – postarei sobre isso depois – e doamos muitos objetos que não queríamos mais. É possível também encontrar muitos móveis e objetos jogados na rua no dia da mudança, como visto na foto acima. Qualquer pessoa pode pegar esses objetos, se estiverem em bom estado, ou deixar lá para que a prefeitura recolha para reciclagem.
O problema é que muitas famílias adotam gatos ou cachorros e mais tarde acabam se mudando para imóveis onde o proprietário não aceita animais. Em vez de procurar outro apartamento ou casa para morar, essa famílias optam por abandonar seus animais nos abrigos ou mesmo nos imóveis antigos, como se fossem uma mobilia velha.
Segundo o Journal de Montréal foram abandonados mais de 1900 animais durante período de mudanças de 2016, isso apenas na cidade de Montreal. A maioria dos animais abandonados são gatos, mas também há muitos cachorros e até coelhos e hamsters.
A dica é: pense bem antes de adotar um animal de companhia e se adotá-lo assuma a responsabilidade. E mais, em vez de comprá-los num pet shop, dê um pulinho na associação protetora dos animais, quem sabe você não pode dar um lar para um cachorro que caiu da mudança… literalmente.
Fonte:
Période de déménagements: année record d’abandons d’animaux à Montréal