Mais um costume adquirido aqui: bolo de reis

P1060778

Galette des rois Première Moison

Sempre achei que quem mora no exterior deve assimilar costumes do local, pelo menos aqueles que são positivos. Tentar evitar isso me deixaria na triste condição de exilado, por isso sempre trago aqui no blog alguns costumes adiquiridos.

O bolo de reis, ou bolo-rei como é chamado em portugal, ou galette des rois como é chamado na França e aqui no Quebec, é um bolo especial dessa época entre Ano Novo e o Dia de Reis. Embora seja um costume comum em Portugal, e boa parte da Europa, nunca tinha ouvido falar disso no Brasil.

Escolhendo quem será o rei

Mais importante que o bolo, é o processo de comê-lo, tudo porque existe um brinde escondido dentro da massa. O ponto aqui não é apenas tomar cuidado para não quebrar os dentes ou se engasgar com o brinde, mas funciona como um sorteio, onde aquele que ficar com o pedaço contendo o brinde será o rei. Mesmo que isso não signifique nada, as crianças adoram!

No Quebec é comum comprar as galettes num kit contendo uma coroa em papel, para coroar-se o rei. O costume é tão comum, que nós tivemos que encomendar previamente nossa galette, pois o bolo havia se esgotado na confeitaria perto de casa.

Só faltou dizer que estava bem gostoso!

Uma opinião sobre “Mais um costume adquirido aqui: bolo de reis

  1. Olhando para a foto nunca diria que fosse bolo rei (pelo menos ao que estou habituada). O tradicional bolo rei que se comercializa em Portugal é redondo, com buraco no meio, recheio de frutas cristalizadas e frutos secos e coberto com açúcar em pó. Último Natal quase que partia a faca ao cortar uma fatia do bolo que continha o brinde…minha ignorância que não fazia ideia dessa tradição do brinde! E pelo que fui sabendo, por cá foi se perdendo um pouco isso dos brindes…

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK