Economizando no seguro do carro

Existem várias formas de se economizar no seguro do carro, mas a tendência mais moderna e polêmica é seguro baseado no uso. Em outras palavras você paga proporcionalmente ao uso do carro e não estamos falando de quantidade apenas, mas também de qualidade.

Essa forma de seguro está disponível em alguns países do mundo e também aqui no Canadá e eu tenho experimentado a versão disponível na segurados DesJardins. O produto se chama Ajusto e é na verdade um app que você instala no seu celular. Baseado nos dados coletados pelo aplicativo – aqui mora a polêmica – você pode obter até 25% de desconto, parte do prêmio que é creditada ao risco de uso do veículo.

Não é só quilometragem que conta, mas também outros fatores. Veja um resumo do que é medido:

  • distância percorrida;
  • hora e local onde você trafega;
  • respeito a velocidade máxima do local;
  • aceleração, freadas e curvas bruscas;

Cada viagem é classificada com uma nota de 0 a 100 o que dá uma ideia de quão segura é sua condução. A aplicação tem também uma opção para você descartar viagens em que você era apenas passageiro. No site da seguradora consta que o aplicativo detecta a “impressão digital” de cada condutor, e descobre automaticamente quando você é passageiro. Na prática não funciona direito, eu sempre tenho que marcar manualmente quando sou passageiro ou quando a viagem foi feita de ônibus.

Críticas

A principal crítica a esse programa é a questão da privacidade. Os aspectos mais importantes para determinar o risco do condutor são a quilometragem e a hora e local em que você dirige. Por exemplo, pessoas que usam o carro durante a madrugada tem um risco muito maior de se envolver em um acidente grave. Existem locais onde a taxa de acidente é mais alta que outros, por isso o aplicativo detecta aonde você passou e calcula o risco de acordo com o seu trajeto. Então a questão se resume a trocar a privacidade – onde e quando você dirige – por alguns descontos.

A outra crítica é em relação a eficiência do programa. Por exemplo: se um motorista, ao entrar numa rodovia, decide acelerar forte para atingir 100 km/h para ingressar na estrada de forma mais segura, o aplicativo pode detectar uma aceleração brusca o que conta pontos negativos. Mas se um motorista entra de forma perigosamente lenta numa estrada fechando outros veículos que são obrigados a frear ou desviar para evitar uma colisão, o aplicativo não detecta nada. Embora o primeiro motorista tenha sido um às no volante e usado a aceleração como condução defensiva, é o segundo que receberá mais pontos, mesmo sendo este um “asno volante”.

Minha experiência

Ainda não completei um ano de uso do Ajusto para receber meu desconto, mas o aplicativo está estimando 20% de desconto de acordo com a minha média de 87 pontos. Essa pontuação seria melhor que 84% dos usuários do programa.

Se você quiser experimentar o programa, você pode baixá-lo no seu iPhone ou Android (busque por Ajusto), o aplicativo é gratuito e pode ser usado só por diversão, sem que seja necessário ativar o código da sua apólice. Você pode adicionar amigos e comparar a pontuação de vocês e ter uma ideia de quanto economizariam se fosse pra valer.

P.S. não sei se o aplicativo funciona no Brasil.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK