O Brasil que a gente esqueceu – mas não devia

O imigrante brasileiro, de modo geral, mantém um certo orgulho da sua terra natal, um país de muitas belezas. E esquecemos as vezes que não é sempre assim, o Brasil tem mazelas que as vezes preferimos não mostrar aos nossos colegas canadenses. Vou contar a história de como senti um certo desconforto, quando uma colega de trabalho encontrou na Internet imagens de uma região carente do Brasil.

Em primeiro lugar quero apresentar para você o site http://geoguessr.com – assim mesmo faltando um E – que é uma maneira lúdica de explorar o google street view. Funciona assim: o site te coloca virtualmente em algum ponto do planeta, geralmente um lugar ermo e você tem que marcar no mapa aonde você está. Quanto menor a distância do seu chute, mais pontos você ganha.

O site é muito legal, pois desafia os seus conhecimentos gerais pois tudo pode servir como dica: placas em km ou milhas, direção pela direita ou pela esquerda, alfabeto diferente nas placas, o tipo de vegetação a marca dos carros, etc.

Voltando a história, era um dos raros dias que fiquei até tarde no trabalho, nossa equipe estava esperando um outro time, lá na Índia, terminar uma mudança em produção. E estávamos todos surfando na Internet enquanto esperávamos. Então uma colega de trabalho, que estava testando seus conhecimentos no GeoGuessr, me chamou: “Sandro. This is portuguese, isn’t it?” Olhei então para o monitor dela, onde se via uma rua de terra batida no interior do Piauí, foi fácil desobrir isso, pois ela tinha encontrado uma placa de obras dizendo “Uma obra do governo do Piauí, trabalhando por você!” ou algo parecido. E, confesso, bateu uma vergonhazinha.

A cena era de uma bairro pobre e sem infraestrutura, casas sujas e feias, a imagem era semelhante aquela no início do post. Apenas confirmei que era português, que eu sabia mais ou menos onde era e indiquei um ponto qualquer no sertão do estado.

Ela fez muitos pontos no jogo e não perguntou nada. Mas eu fiquei pensativo. Será que ela vai pensar que eu cresci num lugar assim? Devo falar que ela caiu numa cidade muito pobre e que o Brasil não é todo assim? Adiantaria explicar que ela encontrou uma região carente no estado do Brasil com menor PIB per capita? Adiantaria explicar que Teresina, a capital deste estado, é uma cidade estruturada e bonita (nunca fui lá, mas tenho certeza que é) e que o local que ela estava vendo era uma parte bem pobre do sertão do estado?

Preferi não falar nada, afinal boa parte da população brasileira vive assim mesmo, mas a gente se esquece. Muitas das pessoas que sairam do Brasil para morar no exterior tem uma visão irreal do Brasil, incluindo eu mesmo. A gente guarda as lembranças do nosso passado onde vivemos em casas arrumadinhas, ruas pavimentadas e cidades com metrô, museus e shopping centers. Lembramos das nossas viagens de carro, da escola particular, da universidade. Lembramos apenas da nossa história de brasileiros classe média (no conceito europeu da palavra, o que provavelmente explicarei em outro post).

A verdade é que grande parte da população brasileira – parcela que felizmente tem caído muito nos últimos anos – vive em pobreza extrema. Segundo o site do banco mundial, cerca de 6% dos brasileiros vive com menos de 2 dólares por dia, já imaginou isso?

Claro que aqui no Canadá também existe pobreza, mas não nesse nível. Fica a dica para os imigrantes e futuros imigrantes lembrarem de um Brasil muito carente que ficou para trás e que com o tempo a gente abaca esquendo. Mas não devia.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK