Aqui em Montreal o verão é também chamado de estação das obras. Acredito que seja assim em todo o Canadá. No fim da primavera, quando temperatura estabiliza acima dos 20 graus, as obras começam. Por algum motivo, a situação está ainda pior em 2015.
Aqui no centro da cidade, próximo ao meu trabalho, existe uma obra gigantesca que envolve a demolição de um viaduto e a construção de um boulevard no lugar. Mas existem várias outras pequenas obras no centro, principalmente envolvendo a rede de água e esgoto. A situação que mostro no vídeo abaixo, chega a ser caótica.
O lado bom, é que isso pode ser um sinal de que a economia está ativa, apesar do PIB canadense estar em ligeira retração. A imprensa local estima em mais de 33000 empregos criados por conta de todas essas obras, conforme link abaixo.
http://argent.canoe.ca/nouvelles/33-400-travailleurs-dedies-aux-grands-travaux-routiers-20072015
Esse é o vídeo mostrando a quantidade de ruas em obras aqui no centro da cidade. E você o que acha? As obras são um bom sinal para a econômia ou apenas uma grande dor de cabeça?
Eu não estou 100% por dentro da economia canadense, mas o investimento em obras públicas é sempre uma boa alternativa para gerar empregos e movimentar a economia local, porque a construção civil é um dos setores que mais necessita de mão de obra na sua produção e puxa consigo vários setores junto com ela.
Se não for exatamente um sinal de recuperação da economia, pode ser um sinal de trabalho do governo em prol dela.
De toute façon, eu vejo como uma boa notícia e espero que a construção civil québéca se aqueça e passe a precisar desesperadamente de arquitetos 🙂