Desde a primeira vez que ouvi falar do festival de balões, há uns quatro anos, fiquei fascinado com a ideia. Mas sempre surgia uma ou outra coisa e a semana do evento nunca casava com a nossa agenda. No ano passado, nós finalmente compramos os bilhetes e fomos até o local.
Porém, voltamos decepcionados pois não vimos a tal revoada de balões. Como era o último dia do festival tivemos que esperar 12 meses por uma nova chance. Voltamos neste ano, na segunda-feira passada, dia em que a previsão do tempo era favorável, mas de novo voltamos pra casa sem ver os balões, será que essa saga teria fim?
O festival
O festival internacional de balões de Saint-Jean-sur-Richelieu ocorre anualmente sempre no mês de Agosto. Com duração de uma semana, o festival trás atividades para crianças, show de música com artistas locais renomados e a famosa revoada de balões.
O festival acontece em um pequeno aeroporto a cerca de 45 minutos de Montreal e é super organizado e seguro. A entrada não é barata (cerca de 25$) mas dá direito a diversas atividades gratuitas e aos shows.
Condições atmosféricas perfeitas
O problema é que a atração principal, a revoada dos balões, depende de condições perfeitas: céu claro, nenhuma nuvem de chuva na região e ventos abaixo de 15 km/h soprando na direção oposta a cidade, de forma que os balões possam pousar no campo e não no meio de uma avenida.
Se uma das condição falhar, os balões não sobem. No ano passado foi o vento, na segunda-feira foi a chuva e finalmente na quinta-feira passada os astros se alinharam para um belo espetáculo de balões.
Seguindo a tradição de respeito pelo público, sempre que a revoada é cancelada, você pode pedir um cupom de retorno, para voltar outro dia. Desde que você deixe o festival antes do show musical das 20h, que geralmente conta com um artista de envergadura.
Dessa forma o mesmo bilhete que compramos no ano passado nos deu direito a voltar duas vezes nesse ano até que pudéssemos ver os balões voarem. Esse tipo de respeito faz toda a diferença.
Finalmente os balões
Depois de três tentativas frustradas finalmente conseguimos aproveitar o espetáculo que, impossível de descrever com palavras, mostro aqui em vídeo.