Todo mundo sabe que o inverno canadense é frio, muito frio. Os imigrantes de países tropicais que aqui chegam, sabem muito bem que eles têm que se preparar para o impacto do frio, do vento, do gelo e da neve. Mas o último mês de fevereiro fez até os canadenses baterem o queixo.
Foi o nosso sexto inverno aqui e portanto eu pensei que já estava acostumado, mas na verdade eu nunca xinguei tanto o inverno como neste ano.
O mês de fevereiro mais frio dos últimos 115 anos no Quebec
As notícias na imprensa local chamaram o fenômeno de anomalia meteorológica, uma combinação de correntes de ar que mantiveram o ar frio polar sobre o leste da América do Norte durante todo o mês.
O mês de janeiro também marcou um recorde de temperaturas baixas nos últimos 60 anos. Enquanto o mês de dezembro foi atipicamente quente, o que trouxe chuva no natal em vez da tradicional neve.
Como lidar com um frio desse?
Nos últimos invernos percebemos que é importante sair, andar lá fora e fazer atividades ao ar livre para superar os meses mais frios do ano. Mas para isso, a temperatura ideal deve estar acima de -10C.
Todo ano, durante os meses de janeiro e fevereiro, a temperatura costuma oscilar entre o gelado -20C e o “agradável” -5C graus. Ficamos mais trancados nos dias mais frios e nos aventuramos quando o frio dá um tempo.
O que vimos nesse inverno é que o termômetro travou abaixo de -20C e assim ficou por várias semanas. Portanto o recorde não foi de temperatura mais baixa num só dia, mas de média mensal mais baixa. O que mais irrita quando isso acontece é que a gente fica esperando um dia menos frio par sair e fazer alguma atividade ao ar livre. Só no mês de março nós conseguimos sair para escorregar na neve e fazer patinação ao ar livre.
Veja no gráfico acima a comparação desse inverno com o do ano passado. O gráfico mostra a faixa de temperatura (entre mínima e máxima) do inverno passado e desde. O inverno 2013-2014 foi típico com altos e baixos. Já o desse ano foi bem estranho, dezembro foi bem mais quente que o normal, chegando a 5 graus positivos no Natal estragando o “White Christmas”. Mas depois despencou e “travou” perto de -15C é muito abaixo da média, representada pela linha azul.
Quando vemos na tevê os próprios canadenses reclamando do frio, uma coisa é certa: o clima está cada vez mais doido!
Pois é meu caro Sandro, a intensidade e, principalmente o longo período do inverno canadense (experimentei em Ville de Québec) foram dois fatores que pesaram bastante na minha decisão de não seguir a imigração. Nos próximos invernos, Bonne chance! Abraços calorosos do sul! Fabrício
Pois é Fabrício, esse inverno está extra frio, com mais vento que o normal e está sendo longo.
Lembrei de você e todas as pessoas que abominaram o frio canadense…