Quem não conhece o número de emergência 911? Apesar de termos no Brasil outros números para emergência, os filmes americanos já popularizaram o tal número de emergência. Mas e no Canadá? O que discar em caso de emergência?
Se no Brasil existem vários números de emergência (190 – polícia, 192 – ambulância, 193 – bombeiros, etc), no Canadá existe um número único, que é o mesmo dos Estados Unidos: 911. Todos os serviços de emergência estão ligados na mesma central. No caso de um acidente grave de trânsito, por exemplo, sempre vem: ao menos uma viatura de polícia, uma ambulância e uma viatura dos bombeiros; tudo com uma simples chamada ao 911.
Mas existem outros números de serviços não emergenciais no padrão N11. O mais importante é o 811, uma linha direta com o serviço de saúde aonde um enfermeiro pode auxiliar em casos de primeiros socorros (situações não emergenciais), dosagem de remédios ou um pré-diagnóstico.
Lista dos números N11 no Canadá:
211 – serviços sociais
Presente em várias cidades, mas nem todas, esse número traz informações sobre diversos serviços sociais;
311 – governo municipal
Para todas as questões municipais não emergenciais,
411 – Auxílio a lista telefônica
Em tempos de Internet parece obsoleto, mas é uma serviço que ainda existe.
511 – Condições do trânsito
Informa a respeito de problemas relacionados ao tráfico, como acidentes, pista bloqueadas, obras e desvios.
611 – Serviços telefônicos
Acesso direto a sua operadora telefônica.
711 – Auxílio aos surdos
Conecta surdos ao sistema telefônico através de aparelhos de terminais TDD.
811 – Sistema de saúde
Acesso ao sistema de saúde para serviços não emergenciais. Desconhecido de vários imigrantes, por ser uma coisa bem canadense, esse número dá acesso a inúmeros serviços de saúde, pode também te ajudar a diagnosticar a gravidade de um problema de saúde menor e indicar a ida a uma clínica, farmácia ou emergência hospitalar. O serviço também pode ajudar a localizar a clínica ou emergência hospitalar mais próxima. Mas atenção, casos graves e emergenciais ligue para 911.
911 – Emergência
Casos de polícia, colisões, acidentes, incêndio, problemas de saúde emergenciais: ligue para esse número. Mas vale ressaltar que a ambulância é paga na maioria dos casos – entre 150 e 250$.
E agora? Você não sabe se deve ligar para 911 ou 811? Acesse esse o site da urgences-sante.
E para descontrair, um exemplo de uso do serviço de emergência 911, na versão Têtes à Claques.
Como sempre, muito boas as informações.
Quanto ao Têtes à Claques, para mim ainda é francês québéco hardcore. Me faz lembrar do quanto eu preciso melhorar o meu francês.
Enquanto isso, aqui no Brasil… http://noticias.r7.com/cidades/pr-mulher-passa-800-trotes-em-uma-semana-para-o-corpo-de-bombeiros-23122014
Carlos Curty Jr,
Deu pra pergar ao menos o contexto né?
O cara liga pro 911, pede uma ambulância, porque um acidente vai acontecer, um cara está descendo 200 km/h e não sabe parar, ele mesmo, o cara do 911 pergunta se ele tem algo suave para amortecer a queda e o cara mira numa pessoa obesa e por isso pede duas ambulâncias…