Acabei de olhar pela janela e vi uns flocos de neve caindo, então pensei – “Agora lascou-se o inverno chegou de vez!”. Mas o que define o inverno aqui nessas terras geladas? A primeira neve? temperaturas negativas?
Como o inverno aqui é longo pra valer, a nossa percepção pode mudar a maneira de encará-lo. Pensei então em listar algumas possível definições do inverno que sempre passam pela minha cabeça, vejam qual delas faz mais sentido para você.
1. Definição oficial
O inverno é oficialmente definido como o período entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera. Ou melhor, do dia mais curto do ano – contando-se do nascer ao por do sol – até o dia em que o sol passa a estar presente por 12 horas ou mais. Esse ano o inverno oficial vai de 21 de dezembro à 20 de março, durando 90 dias.
2. Frio padrão Brasil
Mas para o brasileiro, uma temperatura entre 10 e 20 graus já pode ser considerado frio. Portanto sugiro uma definição de que o inverno é quando as temperaturas máximas estão sempre abaixo de 15 graus, ou seja está frio o tempo todo, mesmo ao meio dia. Olhando as médias estatísticas, esse período ficaria entre 5 de outubro e 26 de abril. Ou seja 204 dias sem que a máxima do dia passe de 15 graus. Isso na média, claro que pode rolar uns dias quentes fora de época, é o que comentei sobre o verão dos índios.
3. Frio padrão Canadá
Quem mora no Canadá, já notou que aqui a gente adquire uma certa resistência ao frio, temperaturas entre 0 e 15 graus, podem ser encaradas normalmente se a roupa estiver adequada. Por exemplo, no dia 1 de novembro eu fui com as crianças ao LaRonde com sol e temperatura por volta dos 5 graus, ficamos o dia todo lá e só sentimos frio no fim da tarde. Esse foi o último dia do parque nesse ano, e percebemos alguns brinquedos estavam emperrando por causa do frio.
Definindo então que o inverno começaria quando a média do dia chega a zero, o que significa dizer que no início e fim do inverno temos temperaturas negativas à noite e positivas no dia, nesse caso teríamos 114 dias de inverno entre 22 de novembro e 15 de março.
4. Frio para urso polar
Se você gosta de frio, é corajoso e seu sonho era ser um urso polar, você pode gostar dessa definição: inverno é quando a temperatura fica constantemente abaixo de zero. É esse o momento em que começa a ficar muito difícil andar de bicicleta mas muito propício para esquis e patins. E embora pareça uma definição radical, esse período teria 88 dias, começando em 6 de dezembro e terminando em 3 de março. Isso mesmo, nesses três meses a média histórica da temperatura máxima do dia não passa de zero! Salvo alguns dias fora da curva, você pode usar a sua varanda como freezer!
5. Definição da neve acumulada
Por último uma definição diferente, em vez de usar a temperatura vamos usar o acumulo de neve ao solo. Por incrível que pareça não precisa estar muito frio para nevar, já vi neve em Montreal com temperatura acima dos 5 graus positivos. Mas é preciso calor para que a neve derreta, e como a neve muda nossa rotina completamente, imaginei essa definição: inverno é quando tem neve cobrindo o solo. É difícil determinar uma data exata mas pelas estatísticas podemos definir entre 1 de novembro e 15 de março. Nesse ano estamos bem pois já é 14 de novembro a neve não nos cobriu ainda.
Abaixo um gráfico com as várias definições, notem que a definição oficial é meio deslocada, ou seja, na prática o frio chega antes e vai embora mais cedo do que é definido na teoria. E pra você, como você define que o inverno chegou?
“Frio padrão Brasil”. Estou no Brasil, entre 10 e 20 é frio só se for ao norte, no sul, é uma delícia de temperatura. 22 graus? tá ficando quente. Portanto, não existe isso de “Frio Padrão Brasil”.
Olá Juarez,
Você deve amar a primavera no Quebec então.
O gráfico ficou ótimo.
Daniel, valeu.
Gostei da definição 5. Pra mim, neve no chão definitivamente é inverno, rsrsrs.
Opa Sandro, no ano (março 2008 – março 2009) que passei na Cidade do Québec, me senti desconfortável com o clima de março a abril de 2008 e de outubro de 2008 a março de 2009. Contando um mês inteiro de chuva (junho de 2008), contabilizei aproximadamente 8 meses de espera para a “vida” acontecer. Importante mencionar que sou adepto da corrida, pedalada e natação ao ar livre. Aqui no Sul do Brasil, tenho mantido a natação no litoral de SC de setembro a abril, ou seja, 8 meses de prática ao ar livre contra 4 de treino em piscina fechada. Corrida e pedal, isso nem se compara, pois em Porto Alegre é possível praticar o ano todo, salvo umas 3 semanas de chuva no “inverno”. Resumindo, no meu ponto de vista, o inverno do QC é longo demais.