Esse post estava engavetado há algum tempo, mas eu tive que desengavetá-lo ao ver nas redes sociais o tamanho do interesse sobre o assunto. Num grupo de discussão do Facebook, a M. perguntou o que mais sentimos falta em relação a comida no Canadá. A pergunta teve centenas de respostas e a maioria das repostas vieram ao encontro ao assunto desse post.
O mais interessante da discussão foi ver que alguém dizia: Tal coisa não tem aqui! Logo alguém respondia: Tem sim! No mercado tal. Se existem produtos tipicamente brasileiros em Montreal? A reposta é sim. Existem produtos brasileiros, existem produtos similares, existem ingredientes para preparar os produtos que no Brasil encontramos já prontos e por fim existem coisas que não existem no Canadá, ou melhor, que eu ainda não consegui encontrar.
Produtos brasileiros originais
Em Montreal, é possível encontrar produtos brasileiros nos mercados portugueses. Suco de maracujá, farinha láctea, fuba, guaraná e outros produtos estão disponíveis em mercados de Montreal como o Sá e Alim Pot. Produtos similares podem ser encontrados em mercados como Adonis ou o P.A., que são redes conhecidas por ter produtos importados de todo o mundo.
Mas existem coisas do Brasil que podem ser encontradas em mercados tradicionais e até mesmo no Costco, como por exemplo água de coco da vita-coco, pão de queijo congelado Forno de Minas ou frutas importadas do nosso país tropical como o mamão ou a uva. O problema é que alguns desses produtos, principalmente os encontrados nos mercadinhos portugueses chegam aqui com um preço muito caro, a saída então é partir para os similares.
Produtos similares do mundo todo
O melhor exemplo de produto similar aos brasileiros é o requeijão dinamarquês, com embalagem escrita em árabe, que é a coisa mais parecida com o requeijão brasileiro. Existe também um queijo árabe que se parece muito com queijo minas, tanto no sabor como na consistência.
Outra solução é aprender a preparar comidas tipicamente brasileiras em casa a partir dos ingredientes básicos. Dá pra fazer coxinha, massa de pastel, bolo de fuba, pão de queijo, tapioca e etc…
Com o tempo também podemos nos acostumar aos sabores daqui, trocando o Guaraná por Canada Dry, trocando o pão francês brasileiro pela baguete daqui e aprendendo a comer frutas que aqui são mais baratas do que no Brasil, como framboesas, mirtilos (blue berry) e cerejas. E de vez em quando nos deparamos com produtos daqui com gosto tipicamente brasileiro, como pizza de banana com nutela, mas isso fica para outro post.
Tabela de produtos similares para você não precisar pagar o dobro no original do Brasil nos mercados portugueses:
- Polvilho – amidon de tapioca ou amidon de casava – qualquer mercado
- Tapioca – compra o polvilho acima e hidrata – o google explica como fazer
- Requeijão – marca Puck – chama-se Creamy Dairy Spread e tem no Adonis
- Creme de leite – os de 15% e 35% são muito líquidos, para acertar as receitas da mamãe procure por “crème épaisse” marca Carnation.
- Leite condensado – tem em qualquer mercado com o nome de “Lait condensé sucré”, eu prefiro a marca Eagle Brand. Não confundir com Lait Evaporé!!!
- Queijo minas – tem um muito parecido da marca Phoenicia – tem no Adonis ou no Maxxi – ver foto da embalagem
- Doce de leite – o minerinho não tem, mas é fácil encontrar o argentino que é muito bom, portanto procure por “Dulce de Leche” assim mesmo em espanhol.
- Yakult – não tem, mas o similar chinês tem em qualquer mercado chinês
- Batata Palha – tem a marca Hickory em qualquer mercado – o problema é que ela é temperada, mas vai bem na salada on no strogonoff.
Esqueci alguma alternativa? Ou algum produto brasileiro disponível em Montreal? Deixe o seu comentário.
Oi! esse é um post que também tenho muita vontade de dividir em breve (minha página é super nova: http://escolhendoquebec.blogspot.ae/), mas como não moro (ainda) em Montreal não posso ajudar tanto… mas gostaria de aproveitar e compartilhar o que eu já anotei:
Fonte da Pesquisa: Facebook Group: Brasileiros em Montreal/Brazilians in Montreal
Marche Sa: Picanha: Tem em vários mercados, mas o saber é diferente ou é muito caro. Dizem que no Marche Sa é boa e barata.
Soares: Café Pilão
Maxi & Wal-Mart: Macaxeira, inhame
Alim-pot: Polvilho, carne seca, calabresa, guaraná, sonho de valsa, Bala 7 belos, queijo quase minas (chamado St. Johns’s) ou Baladi e outro é um misto de minas com coalho: Pheanician
Seagal’s (4001 St Laurent): Guaraná, farinha pra farofa, polvilho
Metro e Super C: Coxinha pronta
Mercados africanos, Marche sa, Soares et fils, Alim Pot: Azeite de dendê (palm oil)
Bizu: massa de empanado colombiano ou egg roll chinês e massa de sopa wonton são alternativas de fazer pastel
Que fique claro que isso são comentários do pessoal… só estou preparando minhas anotações de primeiro-socorros! hahahahah
Até breve!
Paula
Olá Paula,
Obrigado por partilhar a sua lista. Só lembrando que esqueci de mencionar que se alguém resolver comprar só coisas brasileiras em mercados alternativos vai a falência rapidinho. Tem que se fazer um esforço para se adaptar com os produtos que tem bom preço aqui. É possível comer bem com os ingredientes comuns daqui e fazer as compras nos mercadinhos só pra matar saudades.
Nossa, moro em Dubai por 6 anos e acho produtos brasileiros a preco de banana! 🙁
Eu nao vivo sem o meu feijaozinho diario!! snifff
Fiquei curioso: quanto custa um pão de queijo forno de minas aí? Ótimo post!
Abraços!!
Não lembro o preço exato mas foi algo em torno de 8 dólares o pacote de 400 gramas.
to longe de Montreal faz tempo, mas…leite condensado mais barato e melhor que o eagle, vc acha no supermercado chines, tem inclusive leite moça, não dá pra ler o nome, mas dá pra ver a moça com o balde… Aliás tem muita coisa boa no chines, até oleo de dende de boa qualidade…
Picanha procurar no Michel em Brossard, 7800 Taschereau e só de sacanagem, pergunta pro Michel ou pra filha dele quem ensinou ele a desmontar a alcatra do nosso jeito…rsrs