Referendo soberanista na Escócia e seu impacto no Quebec

Freeeeeedoooom!

Ontem o povo escocês participou de um referendo sobre a independência da Escócia em relação ao Reino Unido. O “não” ganhou por uma margem de 10% (55% x 45%) e, portanto, os editores de Atlas e livros didáticos de geografia não precisarão redesenhar os mapas, ufa!

E o que isso afeta o Quebec? Veja bem, existem algumas semelhanças entre a história da Escócia e do Quebec, mas também muitas diferenças. Entre as semelhanças está o contexto histórico passado de opressão de um povo sob outro. Veja, ou reveja, o filme “Coração Valente” para lembrar a história da Escócia. Mas isso, é claro, é passado.

A maior diferença entre a questão da soberania escocesa e a quebequense, é a questão da língua. Em todo o Reino Unido se fala inglês, mas no Canadá existe a questão do inglês e do francês formando uma barreira cultural.

Desdobramento na Europa

A Europa toda estava apreensiva com o resultado desse plebiscito. A vitória do “sim” abriria um precedente perigoso, primeiro porque a Escócia independente não faria automaticamente parte da União Européia, a qual perderia a parte do PIB do Reino Unido relativa à Escócia. Importante notar que a Escócia independente seria o primeiro país de primeiro mundo a surgir do dia para a noite, já que movimentos semelhantes só haviam acontecido em regiões menos ricas.

O segundo impacto seria o efeito cascata em outras regiões que discutem a independência: País de Gales, Catalunha, País Basco e outros mais seguiriam o exemplo da Escócia. E, é claro, reacenderia o fogo separatista no Quebec.

Desdobramento no Quebec

Lideres de partidos soberanistas, leia-se PQ, viajaram ao Reino Unido para acompanhar o referendo de perto. Eles torciam para o “sim” até mesmo para ver como a Escócia se viraria como um novo país, mesmo porque, o modelo escocês de independência era semelhante a visão do Quebec, com fronteiras abertas e livre comércio. Para os soberanistas do Quebec seria interessante aprender com os acertos e erros dos outros.

Quando houve o plebiscito no Quebec em 1995, a província do Quebec sofreu um baque econômico muito grande. Mesmo com a vitória do “não”, houve uma fuga de divisas e mesmo de empresas e empregos para outras províncias, principalmente para Ontário. A Escócia também está sofrendo problemas econômicos causados pelo referendo ao que os próprios britânicos chamam de “cenário quebequense”. Talvez os escoceses também tenham que aprender com os erros do Quebec.

Para ler na mídia

Des Québécois aux premières loges écossaises tirent des leçons

Écosse : le «scénario québécois» intéresse des économistes du Royaume-Uni

 

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK