Continuamos fazendo uso do nosso laissez-passer cultural que ganhamos do governo do Canadá, para visitar museus e parques. Nossa próxima parada foi um parque em Ontário que possui um museu vivo e a céu aberto, o Upper Canada Village.
Para os meus filhos eu contei que ao passar pela porta nós iríamos viajar no tempo, voltando para o ano de 1860. Na verdade é exatamente isso que a atração é: um vilarejo que ficou parado no passado.
Local histórico
Para chegar lá é preciso sair de Montreal e viajar por quase duas horas em direção a Toronto. O parque fica num lugar muito bonito na borda do St Laurent onde o rio faz divisa com os Estados Unidos e é por isso mesmo é um local histórico. No início do século 19 os EUA tentaram invadir o Canadá, que na época era uma colônia inglesa. Naquele ponto foram travadas várias batalhas, onde ingleses, franceses e ameríndios defenderam a coroa britânica contra os avanços dos vizinhos do sul. Um pequeno passeio de trem conta rapidamente a história dessa batalha, esse passeio é pago à parte e não está incluído no passe, mas também valeu a pena, principalmente para as crianças.
Entrando no Village
O passe nos garantiu a entrada gratuita para o Upper Canada Village, incluindo uma pequena exposição sobre o passado histórico da região. Ao entrar no village tudo fica diferente, nada de eletricidade, ou motores a combustão, tudo na vila é igual ao que era em 1860 e tudo funciona. Os funcionários do parque trabalham diariamente no parque fazendo o que se fazia a 150 anos, usando roupas e ferramentas antigas eles plantam, assam pães, costuram e cozinham como antigamente. Eles ainda explicam aos visitantes como as coisas funcionavam, é realmente uma viagem ao passado. Você ainda pode dar uma volta de barco, puxado por um cavalo ou de charrete. No final tem uma lojinha – sempre tem a lojinha – aonde você pode comprar o pão feito lá da mesma maneira que se fazia 150 anos atrás. Um passeio excelente para quem quer conhecer um pouco mais da história do Canadá, se divertir e ainda aproveitar paisagens muito bonitas.