Voluntariado – Moisson Montreal

Organizanado doações

Organizanado doações

Semana passada eu tive a oportunidade de participar de um programa de voluntariado organizado pela empresa onde eu trabalho. Antes de tudo achei interessante a empresa doar o tempo de trabalho dos funcionários para caridade e isso não foi em troca de publicidade ou nenhum outro ganho. Certamente eventos como esse servem para unir os funcionários, mas também para deixar o mundo um pouco melhor.

Já comentei num post anterior a minha impressão em poder ajudar, depois tantos benefícios que governo e ONGs dão aos imigrantes recém chegados chegou o momento de começar a retribuir. Se você não leu o post anterior que fala disso sugiro que leia antes de prosseguir.

Pois bem, o entidade que fomos ajudar chama-se Moisson Montreal e é um banco de alimentos, o maior do Canadá. É uma entidade sem fim lucrativos que recebe doações de alimentos, faz triagem, limpeza e distribuição para outros organismos. A ONG possui muito poucos funcionários e a maioria da mão de obra vem de voluntários.

Cerveja? Não, latas de molho.

Cerveja? Não, latas de molho.

Caixas de cerveja?

Eu e vários colegas chegamos logo de manhã sem saber qual seria o nosso trabalho, éramos cerca de trinta pessoas e estávamos preparados para todo o serviço. Geralmente as atividades necessárias são de triar alimentos perecíveis ou de organizar e despachar doações. Depois de uma breve apresentação da ONG fomos apresentados ao nosso desafio do dia, ajudar a distribuir uma grande doação de latas de molho. As latas vinham em paletes sem caixas ou identificação, nosso trabalho era etiquetar e encaixotar em lotes de 18 latas. As caixas, também doadas, eram de cerveja como pode ser visto na foto mas, acredite em mim, os organismos de ajuda não distribuem cerveja!

Após 3 horas de trabalho em equipe, melhor que muito treinamento caro de RH, nós terminamos um lote de 12 mil latinhas. A sensação de estar trabalhando para os outros e é muito boa e sugiro que você também faça.

Ranking mundial de caridade

Não é a primeira vez que participo em programas de ajuda comunitária, mas é a primeira vez que a empresa onde eu trabalho me oferece a oportunidade de ajudar em pleno horário de expediente. Após pesquisar um pouco, vi que isso é bem comum no Canadá.

A Charity Aid Foundation emite um relatório anual de caridade onde cada país é avaliado segundo o costume de ajudar um desconhecido, doar dinheiro ou doar tempo. O Canadá aparece em segundo no ranking e é um dos países onde mais se doa tempo para ajudar os outros.

Já o Brasil ficou 91º lugar, entre 135 países, tendo uma pontuação muito baixa em doar tempo para caridade. Sabemos que por causa da violência o brasileiro tem medo de ajudar um desconhecido, sabemos também que são poucos que tem folga no orçamento para fazer doações em dinheiro, mas como explicar o baixo índice que doar tempo?

Para saber mais sobre esse ranking acesse o link abaixo, em inglês.

http://www.cafamerica.org/wgi-2013/

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK