Já escrevi sobre a exposição do Brasil na mídia por conta da Copa do Mundo. Agora que a copa começou consigo ter uma opinião mais detalhada do que o canadense pensa sobre esse evento que cativa tanto a atenção da maioria de brasileiros e europeus. Na verdade essa já é segunda copa que passo aqui, mas dessa vez tenho tido mais oportunidade de ouvir o comentários dos colegas canadenses, talvez em razão ser no Brasil.
Em primeiro lugar é preciso explicar que a Copa do Mundo aqui é um evento amplamente divulgado pela mídia e pelo comércio. Todos os jogos estão sendo transmitidos ao vivo pela Radio-Canada e as lojas estão repletas de bandeirinhas e outros objetos para o torcedor. Os shoppings tem promoções com o tema da copa e oferecem viagens ao Brasil como prêmio. Aqui encontramos a versão norte-americana do álbum da copa da Panini e muita gente – talvez todos brasileiros – está colecionando.
Vendo os jogos com os colegas
No meu trabalho, as TVs da cafeteria estão sempre passando jogos e algumas pessoas param para acompanhar o placar ou uma parte do jogo. Aí que vem a parte interessante: Como os canadenses vêem o torneio? Quais é a opinião geral sobre o “soccer”? Para qual país eles torcem, visto que o Canadá está fora?
Vamos às minhas impressões:
- Os canadenses, principalmente os anglófonos, não se ligam no futebol por várias razões – algumas listadas abaixo – mas acompanham a copa pelo simples fato que o resto do mundo, principalmente a Europa, valoriza o evento.
- Cada um torce por um time diferente. Alguns escolhem o time por serem imigrantes de outros países ou tem descendência. Outros escolhem na hora um time pra torcer, pode ser porque que o time joga bonito ou porque qualquer outra razão não científica.
- Não entra na cabeça dos canadenses com um só árbitro pode ter tanto poder sem ter direito de recorrer a replays ou a ajuda de externos além dos bandeirinhas. Também não entra na cabeça como pode haver tantos erros de arbitragem, para eles isso estraga o esporte e não combina com o conceito que eles têm de justiça.
- Os narradores na TV parecem que estão num programa de culinária. E não é falta de dom para narrar porque a narração do hockey é nível “Luciano do Vale”.
- Os comentaristas se perdem nos detalhes das regras. Já os vi discutindo se houve impedimento num escanteio ou cobrança de lateral. Volta e meia um jogador convidado tem que intervir para explicar como funciona o jogo. A regra é clara, mas tem que dar uma estudadinha.*
- Aqueles que nunca jogaram futebol não compreendem a dinâmica do jogo, sobretudo quando o time toca a bola lateralmente quando o outro time está retrancado.
- Na América do Norte, futebol é esporte de meninas. Isso fica fácil de entender após assistir a um jogo de futebol americano ou de hockey, com suas jogadas mais “físicas” e depois comparando com um futeboleiro rolando no chão porque o zagueiro encostou nele. A visão que se tem aqui é que jogadores de futebol são fingidos e florzinhas e que cavar uma falta ou um cartão na base da dramaturgia não é esporte.
- Mesmo os vários canadenses que gostam de futebol não se matam por isso, não gritam, não comem as unhas tem se deprimem se o time perde. Eles assistem, torcem, desligam a TV e vão viver a vida. E faltar ao trabalho para ver jogo? Não é muito bem aceito.
- Não existe, não pode existir, não faz sentido e é completamente surreal que o resultado de um campeonato possa influenciar uma eleição. Nem tento explicar isso para um canadense, vão achar que eu não bato bem das ideias.
* para quem não sabe: não existe impedimento em cobrança de lateral, e não pode haver impedimento no escanteio pois a cobrança é feita pra trás.
Bem legal!
Muito bom! E quanto ao nosso futebol ser coisa de ‘meninas’ aqui na America do Norte é bem isso. Minha familia canadense diz que futebol(soccer) é mais um teatro que um esporte, eles ficam loucos com a quantidade de quedas e chororô rsrsrsrs
Bacana, e é a pura verdade.
Pessoal a dica que dou é atualizar o blog para permitir compartilhar via Facebook/Twitter e afins. Procurei essa opção e não encontrei. No WordPress já existe vários plugins pra isso… é bem simples.
Abraços
Valeu a dica, vou ver como fazer. Nunca tinha pensado nisso, pois faz pouco tempo que eu criei a página do facebook para o blog. É mesmo uma boa ideia agregar os comentários.