Segurança pública e o bebê roubado em Trois-Rivières

Jovens que se importaram
©Sylvain Mayer, Le Nouvelliste

Segurança pública no Canadá é um problema sob controle, isso não quer dizer que não existe criminalidade e violência, mas significa que as autoridades e a sociedade tem lidado bem com o problema. Não só a polícia, mas também a sociedade tem um papel essencial, respeitando os policiais, obedecendo às regras e as vezes ajudando.

Um caso que aconteceu ontem ilustrou bem essa situação. A ocorrência: uma falsa enfermeira roubou um recém-nascido de uma maternidade em Trois-Rivières.

Ação integrada

Imediatamente foi emitido um alerta, assim que se percebeu que a criança tinha sido levada – existe um sistema que integra EUA e Canadá para procura de crianças desaparecidas. Fotos da suspeita foram extraídas do circuito interno do hospital, também foi descrito o carro no qual a raptora fugiu. As informações foram publicadas em sites e rede sociais e a polícia imediatamente colocou cercos nas saídas da cidade.

Quatro jovens, ao verem as notícias na Internet, resolveram dar uma volta pela cidade procurando pelo carro descrito no anúncio. Logo uma das meninas recebeu, através das redes sociais, a foto da suspeita a qual ela reconheceu como uma antiga vizinha.

Eles se dirigiram até a rua onde ela tinha morado e lá encontraram o carro vermelho descrito nos jornais. Os jovens perceberam que havia alguém em casa e chamaram a polícia. Viaturas chegaram em menos de dois minutos, com faróis e o giroflex apagados. De surpresa, a polícia invadiu a casa e recuperou o bebê.

Fatores que contribuem para um final feliz

  • O circuito interno de câmeras do hospital funcionou perfeitamente e tinha uma qualidade de imagem boa a ponto de produzir fotos da suspeita;
  • O carro da raptora também foi identificado;
  • Informações foram imediatamente publicadas na mídia, incluindo as redes sociais;
  • A população, em especial esses quatro jovens, se importaram e agiram, em vez de ficarem parados reclamando das “autoridades”;
  • A polícia se mobilizou para resolver o problema;
  • Viaturas responderam prontamente quando acionadas;
  • Policiais bem treinados agiram discretamente para evitar confronto ou violência;
  • Também contribuiu o fato de Trois-Rivières ser uma cidade de tamanho médio, com cerca de 120 mil habitantes; o que facilita a ação da polícia e a chance de se reconhecer suspeitos locais.

Para saber mais:

Un bébé enlevé à Trois-Rivières a été retrouvé

Victoria retrouvée grâce à quatre jeunes héros

6 opiniões sobre “Segurança pública e o bebê roubado em Trois-Rivières

  1. O jovem aqui é tao maduro e responsável. Fico admirada. Sao poucos os “rebeldes”. E mesmo assim costuma ser uma rebeldia bem inocente, perto da do Brasil Ex: Ficar em grupinho no metro fingindo que vai pular a catraca ou falando alto… Esses ao invés de ficarem entediados e irem fazer besteira, resolveram ajudar alguém. Ontem eu estava andando e um senhor estava entrando no prédio. Uma menina parou e segurou a porta… eu vinha longe e estava observando. Achei que ela estava esperando para entrar. Finalmente, ela estava de passagem na rua e parou para ajudar!

  2. Enquanto no Brasil, fui alertar um vizinho que estava excedendo a velocidade máxima dentro do condominio, e recebi de volta uma ameaça…

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK