Amanhã tem jogo decisivo! Montreal tem o time mais tradicional do campeonato, de todas as equipes é a que está mais tempo ininterrupto participando do campeonato. Apesar de um passado glorioso, nosso time não tem indo muito bem nos últimos anos, e o último campeonato foi ganho no remoto ano de 1993. Ah, é claro que estou falando de hockey.
Um time, uma cidade
Na organização esportiva da América do Norte os times pertencem a uma cidade e, via de regra, a cidade tem apenas um time. Isso cria uma identidade entre os habitantes da cidade e seu time, unindo a torcida. É assim no hockey, no basquete, no futebol, no futebol americano e no basebol. E para firmar ainda mais esse conceito, o nome da cidade faz parte do nome do time, vejam os campeões de 2013:
- NHL (hockey): Chicago Blackhawks
- NBA (basquete): Miami Heat
- MLS (futebol com o pé): Sporting Kansas City
- NFL (futebol com a mão, US): Baltimore Ravens
- MLB (basebol): Boston Red Sox
Em Montreal tem as equipes representando a cidade em vários esporte:
- CFL (futebol com a mão, Canadá): Alouettes de Montréal
- MLS (futebol com o pé): Impact de Montréal
- NHL (hockey): Canadiens de Montréal
Paixão nacional
Claro que a paixão nacional aqui é o hockey então o time do coração dos habitantes de Montreal é o Canadiens, também conhecido como Habs: abreviatura de les habitants, nome dados aos colonos da Nouvelle France no século 17.
Este ano os Habs estão disputando as quartas-de-final da Copa Stanley, título principal da NHL. As pessoas começam a usar camisas do time e colocar bandeirinhas nos carros. A série está empatada em 3 a 3 contra o Boston Bruins e o último e decisivo jogo é amanhã [14/05/2014] à noite . Contamos com a sua torcida!
Realmente esse lance de um time por cidade une a torcida. Nós chegamos aqui na semana passada no meio desse playoff e vejo bandeiras e camisas dos Canadiens por todos os lados. Os bares aqui perto estão sempre lotados nos dias de jogos. Tenho que dizer que já estou um pouco contagiado pelo clima e pelo time.. rsrs (O fato dele ser tricolor também ajuda 😉 )
Go! Habs Go!
abs
contagia, ne? Eu nao entendo bulhufas de hockey, mas tb torco pelo tricolor…