Votando no Quebec

Campanha pelo voto

Campanha pelo voto

Primeiro exercício de cidadania, nós votamos! Uma das grandes diferenças entre ser um residente permanente e ter a cidadania canadense é o direito de voto. Embora o voto seja uma coisa comum em todas as democracias do planeta, o processo de votação varia de um lugar para outro e votar no Quebec é bem diferente de votar no Brasil.

Voto opcional

No Brasil todo eleitor com 18 anos ou mais é obrigado a votar é uma obrigação, se você não está quite com suas obrigações eleitorais você é impedido de fazer coisas como participar de um concurso público ou tirar passaporte.

Agora no Canadá o voto é opcional. Você não é obrigado nem a se registrar como eleitor e mesmo registrado você só vota se quiser. Isso faz o governo investir em campanhas com o objetivo de aumentar o número de eleitores ativos.

Voto por antecedência

Entre as medidas usadas para diminuir a abstinência, está a implementação de diferentes datas para votar, se a eleição é hoje, dia 7 de abril, é possível votar antes. Vai viajar? Não vai poder votar no dia? Não é problema, vote antes!

A Adriana por exemplo votou por antecedência em um posto montado na universidade, mesmo sendo em outro bairro. No meu bairro já havia duas seções eleitorais abertas no fim de semana anterior a eleição. Tudo para que você vote!

Como o dia da eleição não é feriado as seções eleitorais ficam abertas até as 8 da noite. Mesmo assim se você precisar se ausentar do trabalho para votar, as empresas tem que conceder até 4 horas de licença para o eleitor exercer seu direito ao voto.

Tecnologia de ponta (do lápis)

No Brasil temos a polêmica urna eletrônica, se por um lado ela é moderna e eficiente, por outro lado sofre a acusação de ser manipulável e insegura. O problema com os dados da urna eletrônica é que, uma vez adulterados, não deixam rastro, não existe uma contra-prova fisica. O voto em papel sempre permite a recontagem.

Mas aqui não tem nada disso, o voto é feito em cédula de papel, e marcado com um lápis. Você leu certo, lápis! Mas ninguém duvida da autenticidade do resultado das urnas…

Eleições Quebec 2014

A eleição de abril 2014 é uma eleição provincial. Ou seja, estamos votando para deputados da província, e indiretamente para o cargo de Primeiro Ministro. O voto no Canadá é distrital, portanto hoje eu voto no deputado que vai representar o meu distrito, que é formado pelo meu bairro mais um pedaço do bairro vizinho.

Os deputados vitoriosos de cada distrito vão compor a assembléia administrativa, em Ville de Quebec. O partido que conseguir o maior número de deputados define quem será o Primeiro Ministro que é, via de regra, o presidente do partido.

No Quebec, como no Brasil, não temos grandes opções de partidos ou candidatos, temos que votar no menos ruim. Dos quatro principais partidos: dois lutam pela soberania do Quebec, um já lutou pela soberania mas “deu um tempo” e o quarto diz que o que realmente importa é crescimento econômico e emprego. Em qual será que eu votei?

3 opiniões sobre “Votando no Quebec

    • Alessandro, o partido QS (Quebec Solidaire) é até mais soveranista que o PQ… existem outro partidos nanicos que se baseiam sobre a questao da idependencia. Talvez eu faca outro post sobre isso.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK