Besteirol espacial – ou pérolas do cinema do Quebec

“Le vaisseau Romano Fafard” © elephant.canoe.ca

O cinema quebequense tem alguns bons filmes que valem o investimento de sentar-se na frente da telinha, ou da telona, por duas horas. Alguns clássicos recentes como Bon Cop Bad Cop (o único filme bilíngue que eu já assisti), e  La grande séduction são filmes imperdíveis, mesmo para quem não tem nenhuma relação com o Canadá ou com o Quebec. Mas existe algumas pérolas ocultas.

Na semana passada eu encontrei uma dessa pérolas no serviço sob demanda da Videotron . Eu não sei se vocês sabem, mas existe uma semana de mini-férias todo mês de março. Nessa semana, que é chamada de “spring break” ou “semaine de relâche”, as escolas não abrem, não tem aula, nem serviço de guarda. Os pais tem que se virar para ficar com as crianças ou tirar férias junto.

Na hora de distrair as crianças, um bom filme ajuda e muito. A escolha da minha filha foi Le journal d’Aurélie Laflamme, a minha escolha, como fã dos gêneros ficção científica e comédia besteirol, foi a pérola “Dans une Galaxie Près de Chez vous”.

Produção quebequense com base numa série de TV do mesmo nome, o filme é hilário, se você gosta do gênero. Humor politicamente incorreto, críticas sociais, e piadas de todo o tipo completam o roteiro. Mas não é um humor de baixaria, portanto é mais ou menos aconselhável para toda a família.

A temática é completamente besta: o ano é 2039, a população da terra sofre pela falta de recursos do planeta, e a nação dominante na terra – o Canadá, é claro – envia uma equipe de astronautas para procurar um planeta habitável para onde os humanos possam se mudar. O último planeta habitável na galáxia, Abitibi 2, é descartado porque está repleto de moscas… Então, para alcançar a galáxia mais próxima, a tripulação deverá colocar sua nave em forma de lata de maple syrup em torno no asteróide cégep-de-rosemont. Deu pra sentir o nível né?

A ficha do filme: http://elephant.canoe.ca/films/dans-une-galaxie-pres-de-chez-vous_68165/

O trailer do filme (desculpem a qualidade do trailer não está lá essas coisas…)

6 opiniões sobre “Besteirol espacial – ou pérolas do cinema do Quebec

  1. Olá Julia,

    O filme faz várias referências a lugares do Quebec, o planeta Abitibi 2, o asteróide cegep-de-rosemont, as formações com nomes de jogadores famosos de Hockey, etc… não tem explicação. É besteirol puro mesmo.

    Aqui você encontra o nome dos astros presentes no filme e na série:

    http://dug.slgraph.net/atlas.php

  2. Ah, tá! É que eu achei que era algum tipo de critica ao cégep.
    Você recomenda esse filma pra quem está começando a aprender frânces?
    Comecei esse mês a estudar frânces pois pretendo dar entrada no processo de imigração no final do ano.

  3. Não é o melhor filme para quem está começando no francês não. Os diálogos são rápidos, muitos anglissímos e gírias. E referência a pontos geográficos ou personalidades do Quebec o que torna o filme difícil de digerir sem um nível intermediário de francês.

    Para ter contato com o françês típico do Quebec, sugiro o filme a Grande Sedução, que você deve encontrar fácil no Brasil.

  4. Uma sugestão de um ótimo filme quebébecois que eu e a Ale assistimos é “Incendies”, de Denis Villeneuve. Já ouvi gente totalmente dissociada do Québec ou do estudo da língua francesa, que viu o filme tão somente por lazer, dar um feedback bastante positivo a seu respeito. Ele não retrata muito do Québec em si, mas é daqueles filmes cuja história a gente não mais esquece.

  5. Oi Fábio,

    Não assisti “Incendies”, mas a crítica aqui aprovou e era um dos favorito ao oscar de melhor filme estrangeiro… mas não levou.

    Tenho que assitir…

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK