Expiram em 31 de março de 2014 as regras para o processo de imigração de profissionais qualificados para o Quebec. Após essa data podem haver uma prorrogação desse prazo, ou a introdução de novas regras.
faltando pouco mais de um mês para essa data, a imprensa do Quebec já divulgou a existência de um processo de lei que mudará o formado da seleção para algo mais semelhante ao que se instituiu no processo federal.
EDIT: foi confirmado que as regras não mudam em 2014, se aprovado, o projeto de lei deve ficar pronto em 2015 e entrar em vigor em 2016! O título foi alterado por causa desse fato. As mudanças introduzidas em 1 de abril de 2014 foram discutidas aqui. Uma mudança semelhante a essa já foi efetuada no FSW, como explicado na página Guia de Imigração para o Canadá.
O que deve mudar
Se aprovado o projeto de lei, o processo de seleção não terminará em aprovação de visto. O aplicante irá pertencer a um pool de selecionados e poderá ser pescado para tornar-se residente permanente. Os critérios para ser “pescado” não estão claros, pode ser a obtenção de um emprego ou um clamor do mercado por profissionais qualificados como enfermeiros, engenheiros, etc.
Isso pode ser bom para o Quebec, e em alguns casos para o candidato. Se surgir uma demanda por um determinado profissional que já está no pool, ele não precisará reaplicar, as regras se aplicam de imediato. Por outro lado, a lista de selecionados se renova a cada dois anos, então aqueles que não forem chamados, terão que indicar que ainda tem a intenção de imigrar. Não sei se isso significa reaplicar.
Porque mudar?
A explicação é simples, o atual programa está trazendo muitos profissionais requisitados mas também traz profissionais que ficam empacados no mercado de trabalho do Quebec, gerando um alto nível de desemprego. Não faz sentido para o Quebec importar desempregados e não faz sentido para o emigrante deixar seu emprego no país de origem – as vezes bons empregos – para dar um salto no escuro rumo a imigração.
Acho que a pior faceta desse novo processo é que você não tem um prazo, ou um número de etapas que culminam no visto, após a seleção você fica na espera de ser convocado. Não sei como é essa dinâmica, mas o processo federal canadense e os processos de Austrália e Nova Zelândia já são assim, vale apena perguntar a esses candidatos como eles se sentem.
Apenas lembrando que esse é um projeto de lei que ainda não foi aprovado, podendo mudar ou mesmo ser rejeitado. Mais informações no jornal LaPresse:
Olá, sou enfermeira, meu marido é tecnólogo em radiologia, e estamos muito apreensivos quanto as mudanças que virão. Ainda não enviamos nossa solicitação ao consulado de Quebec, estamos providenciando a documentação. Nosso maior receio é por conta da língua francesa, que não temos o nível necessário para pontuar. No entanto, fizemos o teste on-line, e estamos no perfil. Receio que a língua seja pré requisito obrigatório para conseguir o CSQ.
Olá Valeria,
Não sei quando as regras vão mudar e nem se vão mesmo mudar. Mas eu acredito (minha opnião particular) que:
. enfermeiros continuarão com preferencia;
. o francês continuará sendo primordial para o processo;
Lembrando que a língua não é só pré-requisito para o CSQ, mas um requisito para morar e trabalhar no Quebec.
Boa sorte.
ola sou enfermeiro estou na luta para imigrar para o canadá to precisando de amigos com o mesmo objetivo entrem em contato comigo os interessados, a união faz a força!!! meu email e jardel_altoe@hotmail.com meu tel e 73 99228288 um abraço e boa sorte galera
Olá Jardel,
Existem comunidades de candidatos a imigrantes, sugiro que você visite o forum brasilquebec.com ou algum dos grupos relacionados com “imigração quebec” no Facebook. Com certeza encontrará outras pessoas com o mesmo objetivo.
Sandro, talvez você pode me ajudar. Ontem o BIQ me pediu as declarações de imposto de renda novamente. As minhas são online, não tem assinaturas ou carimbo de nada. Meu contador disse que agora são todas assim. Eu mando as originais ou xerox autenticadas ou as duas mais tradução? Não consigo decifrar como realmente eles querem. Se você quiser ver o e-mail eu lhe envio pra você me ajudar.
obrigada. Raquel
Olá Raquel, respondi por email.