Esse ano foi marcou o fim de um ciclo na nossa família, o filhote mais novo foi pra escola encerrando a fase da gaderie (pré-escola ou escolinha). Depois de mais de três anos usando os serviços de galhardeies me sinto a vontade para comentar sobre o assunto e, talvez, deixar algumas dicas. Alguns posts antigos contaram nossa experiência com garderie, mas esse vai ser uma espécie de balanço. Você pode encontrar links para posts relacionados com o assunto no fim do texto. A pré-escola no Quebec é um instituição regulamentada e fiscalizada pelo governo da província. Para simplificar vou fazer uma definição de três tipos diferentes de garderies – deve-se evitar a palavra crèche que embora no dicionário tenha o mesmo significado aqui só é usada com o sentido de majedora ou presépio de natal. Os tipos de serviço de guarda são:
- Garderie em meio familiar
- Garderie privada, semi-privada, ou subsidiada
- CPE (Centre de la Petite Enfance)
Tivemos experiência com as três categorias acima, a maneira como vou analisar é subjetiva e guiada pela nossa experiência particular, outras pessoas podem ter tido outras experiências. Os valores mudam muito também, o padrão do governo é 7 dólares por dia, mas é bem difícil conseguir vaga numa boa garderie a 7 dólares, mas ainda possível. Aqui vão detalhes e experiências de cada uma delas.
Garderie em meio familiar
São pequenas escolinhas que funcionam em casas de família. Muitas não recebem subvenção do governo e portanto deve-se pagar a tarifa completa, no nosso caso era 25 dólares por dia, com direito a devolução (ver item abaixo). Deve existir um professor para cada 6 crianças e geralmente a lotação máxima fica entre 6 e 12 crianças. Um bom (ou mau) exemplo de garderie em meio familiar pode ser visto no filme a Creche do Papai. Embora esses serviços geralmente carecerem de um programa educativo, pode se a melhor opção para crianças pequenas, até 2 ou 3 anos, onde o ambiente é mais acolhedor do que em grandes escolas.
Garderie privada, semi-privada, ou subsidiada
As garderies particulares, funcionam como as escolinhas no Brasil, tivemos experiências boas e ruins com as essas garderies. A experiência ruim foi numa garderie subsidiada a 7 dólares, sentimos que a garderie não tinha estrutura suficiente, talvez a tarifa mínima mais a subvenção do governo não era suficiente para garantir boa estrutura e os melhores professores. Acabamos conseguindo uma vaga na versão semi-privada, da mesma garderie – sim eles tinham um setor a 7 e um outro a 15 dólares por dia. Além de professores melhores eles tinham mais estrutura física, ambiente bilíngue e aulas extras como dança e música. Existem muitos serviços como esse, que recebem subsídio do governo mas cobram mais do que os 7 dólares padrões, geralmente algo entre 15 e 25. Nas garderies não subsidiadas a diária pode passar dos 60 dólares por dia, em ambos os casos existe o direito de reembolso, ver abaixo.
CPE – Centre de la Petite Enfance
Esse modelo de garderie foi idealizada em 1997 por ninguém menos que a nossa atual primeira ministra Pauline Marois, a escolinhas são empresas ou organizações sem fins lucrativos, organizadas de acordo com o molde do programa, com profissionais devidamente formados, subsidiadas pelo governo e com tarifa fixa de 7 dólares por dia. Perfeito não? Só que não tem lugar pra todo mundo. A principal vantagem de ter o seu filho num CPE é a garantia de um nível de serviço adequado – no nosso caso foi excelente – ao baixo custo de 7 dólares. Para nós foi um milagre conseguir a vaga e só foi possível quando meu filho já tinha 4 anos, ou seja, faltava pouco para ir para a escola. As crianças que estudam no CPE são admitidas segundo uma ordem de prioridade:
- Irmãos de crianças que frequentam o mesmo CPE;
- Irmãos de crianças que já frequentaram o CPE;
- Crianças que moram próximas ao CPE (dentro do mesmo bairro);
- Crianças que moram fora do bairro;
Nosso filho estava na lista 3, frequentava uma garderie semi-privada boa mas um pouco longe, quando nos chamaram para o CPE doi bairro, fizemos a mudança e foi muito bom para ele, principalmente por causa dos professores extremamente qualificados. Foi bom para nós também pois o CPE ficava ao lado da escola da nossa filha, poupando muito tempo e gasolina.
O mito da fila de espera
Esse foi o único caso que vimos uma lista de espera ser respeitada. Nas garderies privadas percebemos que a regra mesmo é da indicação, isso muitas vezes nos beneficiou. Parece que fora dos CPEs não existe controle das tais listas de espera, portanto quando uma vaga surge é mais seguro para a garderie aceitar a indicação de um pai de aluno do que pegar uma criança na lista da qual não há referência. Isso é triste mas é o que acontece. Se você está a procura de uma garderie, não deixe de se inscrever em sites como Magarderie.com, mas não se espante se não der nenhum resultado. Já pessoalmente nas garderies, se o seu filho é bem educado leve ele junto, vá bem vestido(a) e cheiroso(a), se possível apresente uma indicação de qualquer pai de aluno ou ex-aluno, isso fará o diretor da garderie te olhar com outros olhos, já vi gente fazer isso e sair com promessa de vaga para os próximos meses. E a lista? Dane-se a lista. Para aqueles que acabaram de chegar e precisam de garderie urgente para trabalhar ou estudar, não descartem a opção de garderie em meio familiar. Muitas pessoas dizem que não existem vagas em garderie em Montreal, que é muito difícil ou impossível conseguir vaga, outros logo conseguem. A questão é que nos brasileiros queremos sentar na janelinha, e na janelinha não tem lugar. Veja esses numeros tirados do site MaGarderie:
Services de garde avec places | |
Centre de la petite enfance: | 5 |
Garderie: | 694 |
Garde en milieu familial: | 4875 |
Gardienne à domicile: | 50 |
Halte-garderie: | 47 |
Onde estão as vagas? Nas casas de família. Claro que é bom saber se é um local de confiança afinal você vai depositar seu pequeno herdeiro nas mãos de desconhecidos, nessa hora a indicação funciona ao contrário, você deve procurar outros pais que indiquem um bom serviço de guarda em meio familiar.
Reembolso de tarifa de serviço de guarda
Esse é o lado social-democrata do Quebec: seu filho está numa escolinha para que você possa trabalhar ou estudar? O governo te reembolsa boa parte do seu gasto. Esse reembolso é feito na declaração anual de imposto de renda, mas se a grana está curta pode ser adiantado mensalmente. Portanto não há porque limitar a sua procura lugares a tarifa de 7 dólares por dia, pagando 15, 25 ou 30 a diferença acima de 7$ será reembolsada até 100%, dependendo da sua renda. Clique aqui para simular o total do reembolso provincial e federal. No próximo post explico a rotina da garderie e escola pública.
EDIT: O governo do Quebec anunciou a crianção de uma lista única para todas as CPE e garderies de 7 dólares, começando a valer no ano que vem, veja aqui a notícia no Jornal Metro. Dica do blog LesLapins.
Olá, eu sei que o post é antigo, mas se puder nos ajudar.
Como funciona pra quem vai com visto de estudo e o conjuge com o visto de trabalho?
Nossa bebe terá 1 ano e meio quando formos e isso é muito importante pra nós.
Obrigado!
Ola Jorge, não sei dizer se você tem direito ao crédito de imposto, acho que não. Nesse caso é bom encontrar uma garderie subsidiada um o preço já seja lei do mínimo de 7$ por dia. Provavelmente apenas com o CAQ você já resolve a questão. Sugestão: entre en contato por telefone com algumas garderie e pergunte isso. Procure no site magarderie.com
Obrigado Sandro. Não sabia que ainda tinha a possibilidade de garderie por 7 dol o dia pra quem tem visto de estudo. Obrigado! Ah vi muita vagas em garderie neste site que me falou, a dificuldade para achar vagas seria apenas para essas garderie de 7 dol então?
Ah Sandro, é necessário fechar a matricula na garderie antes de ir ou só depois que já estiver no Québec? No caso é preciso chegar quanto tempo antes pra conseguir achar uma boa garderie?
Jorge, a minha sugestão de ligar para a garderie é para perguntar se vc pode matricular seu filho numa garderie subvencionada apenas com o CAQ. Existem garderies de 15$ de 25$. Procure a mais barata que encontrar. Não descarte as opções de garderie en millieu familliale.
Você pode tentar conseguir a garderie com antecedencia, mas geralmente as garderies querem conhecer os pais e a criança antes de assinar contrato, e dificilmente reservarão vaga para você pelo telefone. Mas você pode tentar colocar o nome do filho na lista de espera. E com sorte conseguir vaga quando chegar. Mas eu não acredito muito na lista de espera, acho que funciona mais indo pessoalmente.
Olá Sandro, tudo bem? Gostarua de saber qual a idade mínima aceita na garderie.
Obrigada.
Oi Manoela, no site magarderie.com é possível encontrar vagas a partir de um mês de idade… Geralmente são as garderie em meio familiar que tem vagas para bebês…