Nós sempre temos aquela impressão de que a nossa infância foi mágica e maravilhosa, que os programas infantis da nossa época eram os melhores e que nossos filhos não terão a mesma sorte. O medo de não encontrar programação de qualidade no novo país faz com que as família que emigram do Brasil levem aquela coleção de DVDs infantis.
Dez entre dez famílias brasileiras em Montreal que possuam filhos pequenos, tem Galinha Pintadinha na gaveta. E funciona muito bem como forma de preservar a língua portuguesa e um pouco da cultura brasileira. Mas nossos filhos neo-franco-canadenses tem o direito de escolher do que gostar dentro da nova cultura em que foram inseridos.
Tal pai tal filho
Quando eu era pequeno eu acordava cedo nas manhãs de domingo para assistir desenho e seriados como Viagem ao Fundo do Mar. Já um pouco mais velho corria para a TV nos fins de tarde para pegar seriados como A Super Máquina, Trovão Azul, Moto Laser e é claro Automan. Mais nerd, impossível! Ainda tinham os desenhos como Galaxy Trio, Speed Racer, ThunderCats e Pirata do Espaço. Sem contar os zilhões de heróis japoneses que tinha como hobby lutar contra monstros gigantes.
Se você viveu essa fase da televisão brasileira sabe do que eu estou falando. E como a fruta não cai longe do pé, meus filhos já começaram a escolher seus programas favoritos dentro da programação infantil do Quebec.
Opção para as crianças
No Quebec, não faltam opções para as crianças, os programas são bem direcionados para cada faixa etária, portanto programação para crianças pequenas não é misturada com desenhos ou programas para os crescidinhos, que por sua vez é diferente da programação para adolescentes. Os canais mais assistidos pelas crianças lá em casa:
- Yoopa: canal por assinatura que é a versão quebequense do Discovery Kids Brasil. Mas com uma seleção um pouco mais rígida da programação voltada para crianças pequenas. Bob Esponja por exemplo está fora, aqui é considerado desenho para grandinhos.
- Disney Junior: também por assinatura, a programação é feita com os mesmos critérios mas com conteúdo made by Disney apenas. Tem um canal em francês e ou em inglês.
- Télequébec: canal aberto, com programação infantil de manhã cedo e no fim de tarde.
Com exceção do canal da Disney, muitos programas exibidos são produzidos no Quebec, como Les Étoiles du Dodo e Théo, no Yoopa e as séries Toc Toc Toc, 1,2,3 Géant, Cornemuse e o preferido lá de casa – ao menos nesse momento – Les Argonautes.
Pequenos nerds
O ano é 2175, uma esquadra de naves parte da Terra em busca do desconhecido, na frente da esquadrilha a nave maior: Argo e atrás as naves-casas e a nave-jardim. A tripulação é composta por famílias e as famílias possuem crianças – é claro. Prato cheio para os pequenos nerds que habitam nossa nave-casa.
O francês do século 22, usado nessa série de produção quebequense, possui algumas palavras novas no vocabulário. Portanto se os seus filhos começarem a falar gig, wis ou crab. Não vá procurar no dicionário porque essas palavras só existirão em 2175, mas já estão no vocabulário das crianças. Vai uma breve explicação:
- Gig – uma coisa muito boa, muito legal;
- Giga gig – superlativo de gig, uma coisa boníssima!
- Wis – algo fantástico ou extraordinário, pode também ser precedido de giga;
- Crab – algo chato, ou sem graça;
…
Pô, eu aqui pensando há dias em postar sobre desenhos e programas infantis… e vc me tesourou… acho q demorei demais… ahahahah! Aqui Cornemuse ainda impera! Mas ela (e nós) tbm já estamos viciados em outras animações. Ainda fico de bocsa aberta com a qualidade. Abraço!