Eu já escrevi anteriormente um post sobre as músicas em português nas rádios de Montreal, mas ficou a questão do que mais toca nas rádios populares daqui? Será que as rádios tocam apenas as músicas mais populares, somente músicas de cantores mundialmente conhecidos? Há espaço para a música do Quebec nas rádios? Se sim seria apenas Celine Dion?
Definindo o mito
O mito aqui poderia ser definido pela seguinte frase “As rádios mais populares de cidades como Montreal não tem espaço para os artistas locais?” Vejamos então se isso é verdade ou mito?
Não existe nenhum lugar no mundo onde as estações populares de FM só tocam músicas legais, descoladas e de alto nível – seja lá o que isso quer dizer. Na verdade rádios populares tocam o que o povo quer ouvir e o que é comercialmente rentável, é assim em qualquer lugar do mundo. As músicas que fazem mais sucesso no mundo são as que vão tocar mais nessas estações. A questão que vai definir se o mito é apenas mito é o quanto de espaço que sobra para artistas e bandas locais.
Programação eclética
As principais rádios populares de Montreal (Rythme FM e Rouge FM) tem na sua programação um pouco de tudo e tudo misturado. É normal ver o último sucesso da Lady Gaga ser seguido por antigo sucesso do Michael Jackson ou mesmo da Cyndi Lauper! Tudo junto, o novo e o velho. Da mesma forma canções em francês, em inglês e em outras línguas se revezam ao longo da programação.
É fácil notar que é dado um certo valor para as músicas em francês, exemplo visto pela canção “Je l’aime a mourir” regravada pela Shakira em espanhol e francês, o por ser uma música tradicional francesa tocou bastante por aqui. Para ter uma ideia do que rola na programação da Rouge FM, clique aqui.
Nem só de Celine vive a música do Quebec
Apesar do que se pensa, a música do Quebec vai além de Celine Dion, artistas menos conhecidos internacionalmente tocam bastante, derrubando o mito acima. Algumas músicas são muito boas, com letras profundas e bem elaboras geralmente acompanhadas por melodias fáceis mas bonitas, mas às vezes as músicas são repetitivas, vazias e muitas vezes bregas. Ah como toca música brega por aqui.
Esse post é o oitavo da série Mythbusters mas também o primeiro da série música do Quebec. Nessa série vou apresentar músicas de artistas locais do Quebec que se destacam pela qualidade musical, pela breguisse ou pela capacidade de nos fazer rir. Todas essas músicas eu conheci por intermédio do rádio.
Para inaugurar com chave de ouro segue um clipe da cantora IMA, natural de Châteauguay, que regravou a canção “Le Temps Des Fleurs” de 1968, que por sua vez é uma regravação de uma canção tradicional russa, o importante é que você conhece o refrão. Portanto eu te desafio a não rir e não cantar junto.
Hehehe, não consegui conter a risada com o vídeo…
Já comentei isso mas ouço a Rouge todos os dias, particularmente acho muito legal a maneira que eles misturam as musicas super velhas e classicos com as musicas mais modinhas (apesar do repertório não ser dos mais vastos e repetir muitas músicas). Ultimamente tem tocado muito Michel Teló, alguém precisa avisar pra eles que a modinha já passou… hehehe.
E na época de Natal que ficava tocando as musiquinhas típicas da data? Me realizei pois como ainda habitante de terras brasileiras o espírito natalino é muito pobrinho por aqui!
Não ganho nada por fazer propaganda deles, mas pelo menos quando estou no trabalho consigo abstrair muitas coisas por estar ouvindo a rádio.
Ri demais!!! E cantei também… Rsrsrs!