Uma coisa que eu não esperava era ouvir com frequência músicas em português – não só música brasileira – nas rádios mais populares de Montreal. Esse post é um apanhado das últimas pérolas da música lusófona que ouvi por acaso no rádio do meu carro.
As estações de rádio
Em Montreal existem estações de rádio para todos os estilos. Entre as rádios maiores e mais populares estão a Rythme FM e a Rouge FM, elas tem bastante música na programação e alguns programas de animação como Les matins de Montréal. Uma outra rádio interessante de se ouvir é a 98.5FM ela tem bastante notícia, entrevistas e é bastante politizada, num sentido bem Quebec-conservador. Há ainda opções mais cults como a Espace Musique onde você houve jazz, instrumental e as vezes MPB.
A maior parte das rádios pode ser ouvida pela web então, para quem está treinando o francês, fica a dica.
O português no rádio
[Atenção, esse trecho foi escrito de acordo com o meu gosto musical e gosto não se discute.]
Há algum tempo as rádios mais populares tocavam direto “Ai se eu te pego” do Michel Teló que dispensa apresentações. Mas a coisa desandou mesmo quando apareceu Alex Ferrari com sua letra “poética”, só ouvi uma vez, mas foi o suficiente.
Atualmente tem tocado bastante a música Baila Morena do Lucenzo, o verdadeiro inventor do oi oi oi que o Latino clonou, mas que aqui tocava na versão original. O interessante da versão que tem tocado de Baila Morena, é que ela tem uma letra meia portuguesa/meia francesa com um refrão que é uma mixórdia linguística, confira aqui.
Como nem só de oi oi oi vivem as FMs de montreal, nas rádio menos populares se encontra também um pouco de MPB. Um dia ouvi na 100.7 a música Não existe amor em SP e outro dia desses tocava a música Jardim através da qual descobri a Bïa Krieger. Ela é uma cantora brasileira que vive aqui em Montreal, que canta MPB de boa qualidade em francês e português. E já que a mixórdia está na moda, em destaque abaixo a música “Bilíngue” de Bïa – e abaixo a letra.
Bilingue
Uma canção que não quer dizer nada
Você não fala mesmo português
Um monte de palavra improvisada
Cantada
C’est une chanson de moitiés de paroles
De toute façon tu ne parles pas français
Alors j’invente un peu je raffistole
Raccolle
C’est toi, meu coração
Que j’aimeu bem-querer
J’aurais voulu te contar
Mais tu ne vas rien entender
Les mots me font défaut
Alors je donne
Ma langue au chat pour qu’il
Ronronne
Patati, patata
Laià, badidauê
J’essaie de t’ impressionar
Queria communiquer
Mas como eu não conheço a sua língua esquisita meu bem
Os gestos vão servir pra te falar
A língua a gente usa pra beijar
Patati, patata
Baiá, badidauê
Je suis à deux doigts de gostar
Eu acho que vou craquer
Meu nome não é Jane
Tu me pardonnes
Você Tarzan et moi
… Simone?!
Patati, patata
Baiá, badidauê
Mais moi pas comprendre toi
Eu não entender você
Mais sans connaître un traître mot
De ta drôle de langue étrangère
On n’a qu’à parler juste avec les mains
Nos langues serviront à d’autres fins
Ouço a Rouge FM todos os dias no trabalho, a Baila Morena toca todos os dias e geralmente mais de uma vez no dia…
Já “Ai se eu te pego” vira e mexe toca também, hoje a ouvi novamente, o trechinho da sanfona até faz parte de uma das vinhetas da rádio!
Confesso que toda vez que ouço a musica dá vontade de mudar de rádio, como ouço pela web, acabou ouvindo ou aproveitando para ir tomar uma água.
Oi Camila,
Eu realmente acho que existe músicas melhores sendo feitas no Brasil, mesmo entre os cantores ou grupo mais populares. Mas parece que o o pessoal aqui gosta desse estilo mais “rebolante”. Se você souber de outras músicas em português que andam tocando por aqui, manda um comentário.
Eu adoro o cd Coeur Vagabond da Bia Krieger. Eu nao sabia que ela morava em Montreal.
Oi Carolina,
Segundo o Wikipedia ela mora na França e no Quebec (alguém pode morar em dois lugares ao mesmo tempo?).
Na Radio Canada ela é apresentada como moradora de Montreal: http://www.cbc.ca/rendezvous/round-two/episode-6-bia-and-david-myles.html
Olá!
Pensei que tivesse deixado um recado aqui, mas acho que deu erro. É que eu adorei a dica e, como sempre posto umas dicas lá no frozenbird, acabei postando essa música… (claro que coloquei o link para a página de vcs, já que foram vcs que publicaram o achado!)
Anyways, só pra constar! Obrigada pela dica!!!
Oi Dea,
Obrigado pela contribuição, espero que o WordPress não esteja bloqueando os comentários… esse aqui funcionou!