Ontem, por volta de meia-noite, estávamos já instalados sob os edredons, naquele estado meio dormindo meio acordado. Quando sentimos uma sacudida, no primeiro segundo – acho que um caminhão pesado passando na rua. Depois de cinco segundos – acho que é uma tropa de 200 elefantes passando na rua, ou é um terremoto. A vibração foi suavizando e terminou com um tremor suave.
Saímos do estado meio-dormindo, para o estado completamente alerta. A gente nunca sabe o que fazer, então rapidamente nos armamos com nossos smartphones e procuramos no google. Logo achei um site do governo dos EUA que monitora terremotos pelo mundo. Segundo o site, o último abalo tinha sido naquele momento, a 50 km de Montreal, atingindo 3,9 na escala Richter (4,5 segundo o órgão canadense).
Pas de panique
A famosa escala Richter é uma escala logarítmica de base 10. Isso quer dizer que cada ponto adicional nessa escala representa uma amplitude 10 vezes maior. Isso quer dizer que um terremoto como esse, de 4 graus, é 10 vezes menor que um de 5, que por sua vez é 10 vezes mais fraco que um de 6, que ainda é 10 vezes mais suave que um de 7. Portanto o tremor de 7 graus que devastou o Haiti em 2010 foi 1000 vezes (10 x 10 x 10) mais forte do que o que sentimos ontem.
Lembrando que um outro tremor pequeno como esse ocorreu em 2010 fica a pergunta, nós nos mudamos para uma área de risco de terremotos? Sim e não. Terremotos são causados geralmente pelo choque de placas tectônicas. As áreas de maior risco são justamente onde as placas se encontram, como no Haiti, no Japão, na costa oeste das Américas, etc. O fato é que o Quebec fica situado numa zona segura no centro da placa da América do Norte, que começa lá nas montanhas rochosas e se estende até o meio do Atlântico Norte.
Então porque raios os terremotos são frequentes por aqui? Procurei na internet o órgão oficial do governo canadense que cataloga os terremotos e encontrei essa sentença nada confortante: “On ne connaît pas très bien les causes des séismes dans l’Est du Canada.” (referência no fim do texto). Isso quer dizer que ninguém tem a mínima ideia da origem não tectônica dos terremotos, mas talvez essa seja a razão pela qual eles são suaves.
Segundo a imprensa local não houve nenhum relato de prejuízo material, no terremoto de ontem, que não foi nem capaz de derrubar a lista de compras que estava presa à geladeira com um ímã. Mas se acontecer um tremor de 5 ou 6 graus, como já ocorreu no passado, eu não sei nem o que fazer. Prefiro não passar por isso.
Referência: http://www.seismescanada.rncan.gc.ca/zones/eastcan-fra.php
Eu vi o pessoal comentando no Facebook…
Puxa, mas eu não sabia que ninguém sabe O QUE faz os terremotinhos acontecerem por aí… Fiquei chateada agora! =/ Quando a coisa é desconhecida assusta mais, né?
Beijos,
Lidia.
Parece que são pequenas acomodações da crosta terrestre… mas os pesquisadores não tem certeza. Medo…