Esses dias no Facebook, eu vi uma foto de um longo congestionamento. Quem postou foi um parente meu que mora nos Estados Unidos, o que logo me fez pensar – por que essas pessoas todas não pegam o trem, ou um metro ou um ônibus? Na hora veio a ideia de postar sobre o transporte público. Todas as cidades de primeiro mundo tem transporte de primeiro mundo, ou seria isso um mito?
Definindo o mito
Grandes cidades dependem de um transporte público eficiente, acessível e planejado, do contrário todos precisam usar seus carros e o trânsito será um caos. Para quem trabalha ou estuda, o transporte é um fator de peso na qualidade de vida. O mito aqui pode ser definido como: em uma cidade de primeiro mundo o transporte público é de primeira classe.
Para simplificar vamos verificar a existência e a utilização dos sistemas de transporte público em cidades do Canadá e Estados Unidos, e também comparar com países em desenvolvimento: México e Brasil.
Comparando as malhas metroviárias nas Américas
Em números absolutos a cidade campeã de utilização do metrô é Nova Iorque. Com 1.6 bilhões de viagens por ano, a grande maçã se destaca entre as cidades americanas, uma lista dos primeiros colocados (em viagens por ano):
Cidade | Viagens/Ano | Habitantes (área metropolitana) |
Viagens por ano por habitante (aproximado) |
Nova Iorque | 1.6 bilhões | 18,8 milhões | 85 |
Cidade do México | 1.4 bilhões | 19,2 milhões | 73 |
São Paulo | 811 milhões | 19,8 milhões | 40 |
Buenos Aires | 408 milhões | 12,8 milhões | 32 |
Toronto | 336 milhões | 5,5 milhões | 60 |
Montreal | 296 milhões | 3,8 milhões | 78 |
Olhando em números absolutos a presença de México, São Paulo e Buenos na lista já nos mostra que o mito deve ser falso. Mas números absolutos podem enganar, pois Nova Iorque, Cidade do México e São Paulo estão entre as maiores cidades do Mundo, enquanto Toronto e Montreal não são tão grandes assim. Por isso existe a última coluna, à direita, com o número de viagens de metrô por ano divido pelo número de habitantes. Nela fica visível que o índice de utilização do metrô é bem inferior nas cidades sul-americanas.
Esses números mostram apenas o desempenho do metro, abaixo uma visão geral do transporte público.
Transporte público em porcentagem
Uma forma melhor de comparar os sistemas de transporte público é a porcentagem da população que usa o metrô, ônibus ou trem. Na América do Norte a grande campeã é a Cidade do México, onde 70% das pessoas usam meios de transporte de massa para chegar ao trabalho ou escola, Guadalajara fica um pouco abaixo. O gráfico ao lado mostra que as cidades canadenses estão posicionadas logo abaixo das cidade mexicanas. Já as cidades nos Estados Unidos, são um fiasco, com exceção de Nova Iorque.
Para ter uma comparação com o Brasil, basta saber que a média de utilização do transporte público está em 51% nas grandes cidades, as cidades brasileiras, portanto, ficariam entre México e Nova Iorque.
Como é em Montreal
Em Montreal as áreas próximas ao centro são extremamente bem servidas de transporte público e de excelente qualidade como já relatado em outro post. Mas algumas áreas não são assim tão bem servidas, principalmente o lado oeste da ilha aonde o metrô não chega.
O resultado é que apesar do excelente serviço de transporte público, muitas pessoas ainda dependem do carro por falta de opção, gerando pontos de engarrafamento. As autoroutes 20 e 40, no oeste da ilha e a autoroute 15 no sul incluindo a Ponte Champlain são lugares onde o engarrafamento é certo nos horário de pico, mesmo assim não chega a parar. Uma alternativa muita usada pelos moradores das regiões em volta de Montréal é ir de carro até a estação de trem ou terminal de ônibus, e fazer o resto do trajeto em transporte público. A AMT (Agence Métropolitaine de Transport) oferece estacionamento gratuito em pontos de comutação.
Conclusão
O mito é apenas um mito. Muitas cidades da America do Norte tem uma taxa de uso do transporte público muito baixa, embora na Europa, que não abordada nesse post, as taxas de utilização são bem mais altas que na America do Norte. As cidades canadenses tem um índice maior de utilização do que as cidades dos Estados Unidos, mas em países como México e Brasil esse índice ainda é maior. Por outro lado a eficiência e qualidade do serviço, pelo menos em Montreal e região, é fora de série (STM wins APTA award).
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Metro_systems_by_annual_passenger_rides
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110525_comunicadoipea94.pdf