Muitas pessoas ficaram atordoadas com as recentes mudanças no processo de imigração para o Quebec e também o processo federal do Canadá. Desde que embarcamos nessa jornada no começo de 2007, imaginávamos quando a porteira iria se fechar. Não era natural que um país ou província aceitasse imigrantes indefinidamente no ritmo que estava acontecendo durante os anos 2000, por isso enquanto nosso visto não saiu, temíamos que as regras mudassem antes do fim do jogo. Não fizemos planos, tem abandonamos nossos afazeres no Brasil até que o processo se concretizasse.
De certa forma nosso feeling estava correto e o número de demandas de imigração para o Canadá aumentou em todo o mundo formando uma enorme fila virtual de imigrantes. Por outro lado o Canadá começou a receber uma enxurrada de profissional não-tão-qualificados e pessoas com baixa capacidade de adaptação. O governo do Canadá e o governo do Quebec resolveram agir em sues respectivos processos para reduzir a fila e filtrar melhor os candidatos. E o remédio ficou um pouco amargo.
Além das mudanças anunciadas no fim do ano em março vieram maiores novidades: o processo federal anunciou o cancelamento, com direito a restituição das taxas de processamento, de todos os dossiê anteriores a 2008. Em 2008 o processo federal passou a exigir experiência profissional em uma área de demanda, todos os processos com as regras antigas foram sumariamente devolvidos. Se o aplicante quiser pode aplicar novamente segundo as regras atuais, depois de uma espera inútil de 4 anos! Você reaplicaria?
As mudanças do Quebec foram um pouco menos doloridas, primeiro porque os processo antigos continuam fluindo com as regras antigas, mas o processos novos passaram por um sistema de quotas. Dentro do processo de seleção do Quebec, as diversas formações profissionais são classificadas segundo a demanda do mercado de trabalho. Em alta demanda estão profissões como Química e Enfermagem, e média demanda várias outras como Informática, Administração e algumas especialidades de Engenharia. Em baixa demanda está uma lista enorme de profissões. Esse três grupos formam chamados de 1, 2 e 3 e foram estabelecidas cotas.
Para as profissões em demanda, grupo 1, a cota está livre para o período entre março de 2012 e março de 2013, para o grupo 2 apenas 14300 demandas serão aceitas durante o mesmo período. Para o grupo 3, zero! Nada! Pessoas que estavam se preparando, estudando francês e talvez até esperando apenas o resultado do teste para aplicar tiveram a porta fechada na sua cara. Aqueles que mandaram o dossiê antes de 21 de março foram salvos pelo congo. Os detalhes para as mudanças, incluindo os PDFs com a lista de profissões estão aqui.
Se você está ou esteve no processo de obtenção do CSQ, responda a nossa enquete. Sinta-se livre para deixar um comentário se quiser.
Por favor vote na enquete na barra esquerda do site.
Eu se fosse aplicar seria do grupo 3, jornalista, então, nunca foi rs e agora então, porta super fechada sem nenhuma brecha
Eu concordo com as mudanças mas achei a forma como foi feita sem aviso prévio – principalmente pessoas que estavam fazendo o teste de francês para poderem enviar os docs .. — enfim, há profissoes em demanda porém sabemos que enfermeiros engenheiros penam para conseguir um emprego.
boa páscoa! 🙂
engenheiro eletricista, fora… será que forever??
Larissa, essas regras vão até março de 2013. Vamos ver o que acontece depois.
Eu ja vinha pensando em entrar essa loucura faz algum tempo e segurei porque ainda sou nova (22) e queria me preparar um pouco antes. Eu ja lia um pouco pelo site como fazer pra imigrar, mas deixava de lado depois. Ai agora que eu resolvi juntar dinheiro e realmente caminhar pra dar inicio no processo eles ão la e bagunçam tudo! Eu fiquei super confusa. Provavelmente estou no grupo 3. Mas se fizer um curso por lá acho que da pra ficar no grupo 2. Ainda to boiando nessa nova classificação…
Olá Gabriela,
Existem varios caminhos para chegar lá, infelizmente o que era mais fácil não está tão fácil assim. Tudo depende da sua formação profissional e do que o Quebec vai fazer após março de 2013.