O título desse post não tem nada a ver com barbecue, mas ao programa televisivo Big Brother Quebec! Aaah! Sim também existe isso por aqui, com algumas similaridades e algumas diferenças.
O programa começou em 2003 seguindo parcialmente o formato criado pela Endemol e copiado o formado do programa “Loft Story” exibido na França. Também foi utilizado no Quebec o mesmo nome Loft Story para as primeiras temporadas, o programa foi produzido pela TQS – hoje V Télé – que é uma rede menor como a Rede TV no Brasil.
Formato
O programa começou com regras diferentes das que vemos no Brasil, principalmente pelo fato de que dois participantes eram declarados vencedores, um homem e uma mulher.
O pêmio a ser divido pelos ganhadores: 100.000 dólares, dez vezes menos do que a premiação oferecida pela Rede Globo. No mais o programa é a mesma porcaria, a diferença é que o programa não é assunto de conversinhas de corredor e muito menos na mídia, afinal é só um reality show e não notícia!
Resposta do público e prejuízo
A recepção do público ao programa gerou números conflitantes. Aos domingos à noite, o pico de audiência chegou a 1.5 milhões de espectadores o que significa quase 20% da província do Quebec. Ao mesmo tempo a emissora teve prejuízo com a produção, visto que os contratos de patrocínio e as vendas de produtos relacionados à marca fracassaram.
A população reclamou também do conteúdo extremamente sensual para o horário gerando reclamações formais contra a emissora no CBSC (Canadian Broadcast Standards Council). Por esses motivos, a segunda edição aconteceu apenas 3 anos depois, com mudanças visando ajustar o programa à preferência do público.
Após seis edições de Loft Story, o programa cansou a audiência e acabou passando por uma reformulação. Na mesma época a emissora TQS mudou de nome para V Télé ou apenas V. E o programa foi relançado em 2010 como algo totalmente novo com o sugestivo nome “Big Brother”! Aaah…
O Big Brother está morto, vida longa ao Big Brother
O BBQ ficou só na edição 2010 mesmo. Não houve edição 2011, e até aqui não há notícias da versão 2012, as páginas do programa foram tiradas da Internet e o assunto esquecido.
Mas antes que você respire aliviado uma copia alternativa rola na TVA com o nome Occupation Double, nesta versão, a sensualidade exagerada é trocada pelo jogo de sedução, ou melhor, romance forçado. O programa segue para sua oitava temporada, filmada em Portugal, com bons níveis de audiência e nenhuma profundidade. Pelo menos não temos que aturar o Pedro Bial.
Não sei o q é pior, viu… ahahaha! Bom, eu assumo. Minha porção fútil anual eu gasto no BBB. Mas me pergunto se esse BBQ com anglófonos e francófonos não causava uma confusão geral… ahaha! Era isso mesmo?
Abraço!
Oi Thiago,
Não há confusão porque tanto o Big Brother/Loft Sotry quanto o Occupation Double são produções de canais quebecoises de língua francesa. Anglófonos não entram!
Na TV, francês e inglês não se misturam. Canais com programação em inglês são só em inglês, canais em francês, só em francês. Duro é ver House dublado em francês, uughh!
Alívio duplo para mim: saber que estou indo embora do Brasil bem na época em que as discussões fantásticas sobre BBB vão começar e saber que os québecois não curtem o BBQ! Viva! 🙂
Julia,
não é que eles não curtam, a audiência era alta e o Occupation Double ainda faz sucesso… mas não toma a dimensão cultural como no Brasil, felizmente.
Tenho que admitir que eu assisti alguns episódios da temporada passada de Occupation Double mas nem me animei a assistir a nova em Portugal rsss Foi bom pra praticar o francês 🙂
Ainda bem que meus colegas de trabalho não curtem BBB pq eu acho péssimo…