Um pequeno relato de coisas que ainda me espantam, mesmo estando aqui a mais de dois anos. Desde sempre tenho na minha cabeça que qualquer serviço público é demorado, burocrático e complicado. Mas às vezes não é assim, esse caso aconteceu no último fim de semana, quando precisei pedir uma permissão especial de estacionamento.
O problema
No local aonde moramos tem algumas regras de estacionamento peculiares e diferentes do resto de Montréal, uma dessas regras diz que nenhum carro pode estacionar na rua entre meia-noite e oito horas da manhã. Como já levamos algumas multas de estacionamento sabemos que eles levam a sério.
Recebemos uma visita aqui em casa que ficou conosco três dias e era necessário que o carro “dormisse” em frente ao nosso prédio. Sabendo da regra do bairro, fui na Internet procurar uma alternativa, sei que tem algumas áreas onde é permitido parar e espera encontrar isso no site do administração local. Fica aí a primeira lição: se existe uma regra, regulamento ou lei no Canadá você encontra na Internet, só depende do quanto você é íntimo do amigo Google.
Informação na ponta do mouse
Encontrei rapidamente na Internet o regulamento de estacionamento do bairro e a instrução de era possível pedir uma autorização provisória para estacionamento noturno. Bastava ligar para um número telefônico, com a ressalva de que deveria ser somente por telefone. Mas era sábado à noite e passava das dez. No site não dizia o horário de funcionamento do serviço, mas resolvi ligar para o número imaginando que seria atendido por uma gravação: nosso horário de atendimento é das 8h as 17h de segunda a sexta-feira, blá blá… Pois então liguei.
Para meu espanto alguém atendeu, perguntei como conseguir a tal autorização e foi me dito que eles precisavam da marca, modelo e placa do carro. Passei as informações e o rapaz me transferiu para uma moça, nessa hora percebi que ela atendeu dizendo “segurança pública” e caiu a ficha, eu estava falando direto com a polícia local, atendimento rápido e 24h.
Simples assim
Após confirmar os dados do carro e meu endereço e telefone recebi um número de autorização, perguntei então se deveria anotar os número e colocar em lugar visível no carro e a moça respondeu que não precisa, já está no sistema e ninguém multará o carro.
Desliguei pensando: Simples assim? Resolvido pelo telefone, em 5 minutos, as 10 da noite do sábado. Em momentos como esse, os impostos que pagamos doem menos no bolso.
Só uma dica: nem todo serviço público funciona assim tão bem por aqui.
Mas funciona! Meu caro no BRaisl há lei sobre Lei e o que se permite numa é proibido noutra.ENtre uma e outra há um corrupto pronto para te esfolar e levar o dele depois lavar o dele deixando o nosso sujo! Dúvido que com toda a reclamação alguém que usou tais serviço quer voltara usá-los no Brasil. Mas, como há gente para tudo, sei que também há gente que ficaria muito feliz e conseguir as coisas pelo velho jeito brasileiro!
Engraçado que de tudo o que reclamaram no Québec, foi o que eu mais gostei. Até agora!
Abraço,
Fabio K. Freitas
Em geral os serviços públicos daqui, quando comparados com o “padrao que temos em mente”, acho que sao bons…tem um ou outro (infelizmente de peso!) que melam tudo, mas os departamentos no geral sao “pas pire”! Muitos tem muita gente atenciosa e sao bem menos burocráticos, como o caso que vc contou. Meu melhor exemplo “próprio” foi com a compra de imóvel…até hoje tô passada do avesso e do direito.
O mais legal é ver que dá para ter flexibilidade sem ter que ser “jeitinho”!
Abraços a toda família!!
Erika
Meu, mas é isso mesmo, tem cosias que funcionam muito bem aqui mesmo!!! E da GOSTO ver essas coisas!!! (já que não estamos nem um pouco acostumados com isso)
[]’s
Nessas horas que fico louca querendo ir logo, já multaram meu carro estacionado na minha própria rua, que aliás é uma rua completamente residencial, sem movimento, e que a maioria dos prédios possuem garagem, enfim, é só prá arrancar dinheiro de qualquer forma…