As duas últimas enquetes foram sobre o nível de francês tanto para quem ainda não saiu do Brasil quanto para os que já imigraram para o Québec, o resultado foi muito interessante.
Entre os que ainda vão imigrar, a maior parte (45%) registrou a intenção de se mudar para o Quebec com um nível intermediário 2 de francês, e nenhuma pessoa assinalou o nível básico. Entre as pessoas que já chegaram no Quebec, a maioria também declarou ter chegado aqui com o nível intermediário 2, mas quase 25% das pessoas declaram ter chegado com o nível básico. Veja o gráfico comparativo:
Outra diferença está na média das respostas. As linhas horizontal mostram a nota média – conforme a escala de 12 pontos adotada no processo do CSQ – a média do nível planejado ficou em 8.9, isto é, muito próxima do nível 9 (avançado). Mas a média entre os que já chegaram no Quebec foi de apenas 7.3, entre os dois níveis intermediários.
Existem duas explicações possíveis. A primeira é que as pessoas que estão no processo agora, em 2011, estão mais antenadas em relação a necessidade do francês e não planejam viajar antes de atingir o intermediário, com mais de 15% pretendendo ter o nível avançado 2 antes de vir.
A segunda explicação seria: planejamento nem sempre resulta em execução. E embora muitos façam planos de ter os nível mais altos de francês, nem sempre é possível chegar lá ainda no Brasil. Independente da razão o interessante é que a grande divergência aparece nos níveis básico e avançado 2, os outros tem valores próximos.
Entre os que já estão no Quebec foi pedido que classificassem o nível de francês como suficiente ou insuficiente, essa é outra informação importante. Em todos os níveis, mais de 50% consideraram-se satisfeitos – parte em azul mais escuro no gráfico acima – exceto no nível básico onde mais de 70% declararam-se insatisfeitos. O gráfico abaixo ajuda a mostrar esses números.
Para entender o gráfico: os níveis estão representados em números como no formulário de avaliação do processo do Quebec. O básico seria 4 enquanto o avançado 2 seria 12 – na dúvida consulte esse link. Para cada nível, a posição do círculo marca o percentual de satisfação e o seu tamanho indica a quantidade de pessoas que assinalaram este nível.
É interessante notar nesse segundo gráfico que o percentual de satisfação é muito semelhante nos nível intermediários e avançado 1, é de 100% para o avançado 2 e de apenas 28% para o básico.
Conclusão
Apesar de ninguém fazer planos de vir com o francês básico, quase um quarto das pessoas declararam ter chegado ao Quebec com este nível. O nível básico se apresentou a menor taxa de suficiência ( < 30%) enquanto todos os outros níveis foram considerados suficientes por mais de 50% dos participantes.
Nota: O número de votantes nessa pesquisa foi de 80 pessoas, será que tem algum valor estatístico?
Olá,
Infelizmente não tenho nenhum dado que possa ajudar em sua pesquisa.
Mais deu para concluir com sua pesquisa que as pessoas não querem ir para Quebec mais na “loucura” elas tem se preparado mais antes de se aventurar em uma viajem.
Abraços,
Verônica
Oi Verônica,
espero que seja isso mesmo, todos só tem a ganhar.
Oie! Perdi a enquete rs estou no Brasil e não iniciei o processo ainda. Mas estudei frances em Montreal durante 7 meses no intensivo. Atualmente me considero tendo um nível intermediário-avançado em relação a um teste de proficiência. Quero chegar aí no avançado. Quero melhorar sempre e sempre. 🙂
Oi Sandro
Estamos com 40 horas de francês, e apesar de conseguir entender alguma coisa no Canal TV5, conseguir ler alguma coisinha… fico totalmente travada quando tenho que elaborar e falar uma frase, minha amiga chilena que mora no Brasil disse que tenho este “bloqueio” por que quando estamos aprendendo um idioma somos corrigidos o tempo todo como crianças de 5 anos rsrsrsr
Como foi com vocês?
Um abraço
Luciana
Luciana,
A gente sempre tem um pouco de vergonha de falar errado, mas isso deve ser combatido. É estranho que eu perdi a vergonha de falar inglês errado, mas ainda tenho um pouco de trava no francês. Mas me comunico muito bem, independente se a gramática é assassinada ou não.
Guando chegamos estávamos no nível intermediário 2 e nos saímos bem, mas se fosse o nível avançado ajudaria muito.
Não se preocupe se vc ainda está travada para falar 40h é muuuuito pouco. Vc vai se soltar mais quando tiver umas 150 horas de francês.
Boa sorte.
Olá Sandro,
Talvez essa incompatibilidade signifique que o futuro imigrante acredita ter um nível intermediário da língua, porém quando chega aqui no Québec percebe que seu nível é realmente básico, pois falar nas aulas ou usar o francês no dia-a-dia é completamente diferente.
até.
Jhon,
Acho que vc tocou num ponto bem interessante. Muitas vezes julgamos nosso francês melhor do que ele realmente é. Principalmente pq na escola de francês podemos estar avançados na gramática mas a compreensão e expressão oral ainda estão no básico, muito comum isso acontecer.