O título desse post poderia ser “Pra não dizer que não falei das flores”. Pois é esse o cenário comum na primavera de Montreal, o gramado de jardins, praças e parques ficam cobertos de flores amarelas, criando um contraste verde-e-amarelo nostálgico. Essas flores são dentes-de-leão, chamadas popularmente de “pissenlit” em francês. O interessante é que elas são consideradas ervas daninhas por jardineiros profissionais e amadores. Então resolvi compartilhar um pouco de cultura inútil sobre essas flores.
Um dia no parque eu estava em um parque com as crianças quando um amigo comentou – essas flores amarelas são ervas-daninhas. Sério? – perguntei eu. Logo depois eu reparei na TV um comercial de um produto para matar as pobres florzinhas antes que elas se reproduzam. Os comerciais até mostram a florzinha secando e morrendo.
Fatos sobre o pissenlit
O pissenlit, dentdelion ou dente-de-leão em bom português, é uma flor original da Asia, mas foi levada pelo homem para todo o mundo. Tem bastante no Brasil mas nunca vi essas flores tomando conta da grama como acontece por aqui. Talvez seja por causa do clima.
Os franceses trouxeram essa planta para o Quebec na intenção de cultivá-la para a culinária, pois as sua folhas são usadas em saladas e também tem valor medicinal. As folhas verdes são diuréticas, daí o nome pisse-en-lit.
As flores amarelas do pissenlit server de alimento para vários insetos e suas sementes são consumidas por pequenos pássaros. E as crianças adoram sobrar as sementes, que surgem depois que a flor seca, só para vê-las voando como para-quedas.
Mesma tendo utilidade para animais e homens, essa flor é considerada uma erva daninha. O mesmo amigo lá do começo desse post resumiu tudo isso na seguinte frase: “Até erva-daninha aqui é de primeiro mundo.”
Que onda! Não sabia disso.
Valeu pela informação, mas a propaganda é bizarra!