O que é qualidade de vida? – Parte 2

Centro de Montreal

Tranquilidade no Centro de Montreal

Essa é continuação do post anterior. Na parte dois, comento os aspectos que, segundo a Organização Mundial de Saúde, definem a qualidade de vida de um indivíduo. Se você também já imigrou, convido você a comentar as mudanças em cada um desse domínios, pois certamente a sua experiência é diferente da minha. Para rever a lista de domínios medidos pela OMS dê uma olhada na parte 1.

Acredito que os domínio 1 e 3 (Domínio Físico e Nível de independência)  não são diretamente afetados pela imigração, quantos aos outros, valem alguns comentários.

Domínio psicológico

Uma simples viagem de turismo para um lugar diferente já nos leva numa montanha russa de sentimentos. Às vezes estamos no topo as vezes estamos lá embaixo. Agora imagine em caso de mudança, o lado bom é: demora um pouco mas isso passa.

Relações sociais

Este é um desafio: primeiro você se muda para longe de todos os amigos, ou quase todos. É preciso estar preparado para fazer novas amizades e encontrar afinidades em pessoas com culturas completamente diversas.

Ambiente

Um dia a gente se enche dos problemas do dia a dia e diz: “vou me embora pra Pasárgada” ou pro Quebec, sei lá! Vou procurar qualidade de vida! Provavelmente a gente está pensando nesse domínio. Será que realmente existe mais qualidade de vida no “ambiente” do lado de cá? Veja cada ponto brevemente comentado:

. Segurança física e proteção

A segurança aqui não dá nem para comparar.

. Ambiente no lar

Prepare-se para viver sem faxineira, usar lavanderia pública e etc. Não é melhor nem pior mas é muito diferente. Talvez no começo seja duro trocar a casa arrumadinha por um apartamento meia boca – as vezes bem ruim com baratas ou ratos. Mas isso é só no começo.

. Recursos financeiros

Ganhar rios de dinheiro ou ficar rico aqui é utopia, mas parece que o dinheiro rende mais do lado de cá. Ou é a gente que começa a cuidar melhor do dinheiro.

Aqui existe maior segurança em relação a emprego, no meu caso, por exemplo, existem muitas empresas para eu trabalhar em Montreal, e não 3 ou 4 como em Curitiba. O seguro desemprego paga as suas contas em caso de emergência. A diferença de salário entre o emprego bom e o ótimo não é tão grande como no Brasil.

. Cuidados de saúde e sociais

Saúde no Quebec merece um post a parte. Programas sociais existem e não são só para os miseráveis, vide o último post sobre o  EmploiQuebec.

. Oportunidades de adquirir novas informações e habilidades

Pontos para o Quebec. Quer aprender? Vem pra cá. O programa de francisação, acesso a bolsa de estudos, cursos profissionalizantes bancados pelo governo são exemplos disso.

. Participação em, e oportunidades de recreação/lazer

Algumas coisas são caras, mas muuuuita coisa é de graça. A cidade ou bairro onde você mora sempre oferece: praças, parques e estrutura de lazer. Piscina pública coberta e descoberta e quadras de esporte.  Além de programas esportivos para crianças e adultos a preços aceitáveis.

Parques e ciclovias são abundantes por aqui e estou comparando com Curitiba que é acima do padrão brasileiro nesse quesito.

. Ambiente físico: (poluição/ruído/trânsito/clima)

Dizer que o clima do Canadá é o melhor do mundo é uma piada. Infelizmente e preciso conviver com o frio no inverno, temperaturas amenas no restante do ano com alguns picos de calor intenso no verão. Mas é melhor ficar preso no trânsito com 10 graus do que com 40, certo? Talvez sim, talvez não…

Existe trânsito em Montreal? Sim. Muito. Mas é localizado nas estradas que ligam centro à cidades de periferia e apenas nos horários de pico. Algumas regiões da cidade são piores que outras. Mas a Adriana disse essa semana mesmo, que qualidade de vida é poder resolver dois problemas em cantos opostos da cidade e ainda voltar a tempo para buscar a filha na escola as 3 da tarde.

. Transporte

Ônibus com horário definido, com localização online por GPS em algum lugares, com lugar para sentar na maioria das vezes, mesmo em horário de pico. E além do mais, você pode pagar por mês. Pago 81 dólares mensais para ter acesso completo a ônibus, metrô e trem (nas estações centrais).

Aspectos espirituais/Religião/Crenças pessoais

Por último, mas não menos importante, a OMS colocou os aspectos espirituais. Esse aspecto, embora extremamente pessoal, pode ser afetado pela imigração. Em meio às incertezas de uma vida começando do zero, num  lugar onde tudo é diferente, é bom poder contar com alguém que não vai te abandonar. Para aqueles que tem em Deus um amigo pessoal é uma oportunidade para estreitar esse relacionamento.

Pesando na balança

Alguns dos domínios definidos pela OMS podem pesar mais pra vc do que pra mim. Portanto é importante colocar na sua balança o que importa mais pra você e decidir se sair do Brasil te dará a tão sonhada qualidade de vida. Boa sorte!

Nota: o formulário em português para avaliação da qualidade de vida pode ser encontrado aqui: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol-100.html

9 opiniões sobre “O que é qualidade de vida? – Parte 2

  1. Está corrigido.

    Pasárgada não é tão fictícia assim, era uma cidade importante da antiga Pérsia. Você pode visitar o sítio arqueológico lá no Irã, mas aposto que hoje, essa região não lembra em nada o poema de Manuel Bandeira.

  2. oie! adorei o post. chegou em boa hora. estamos indo em agosto e … por uns 2 anos nosso destino seria calgary mas agora estamos super indecisos se montreal nao seria uma melhor opcao. se puderem ajudar, dar algumas dicas, e ate mesmo perguntas que nos ajudem refletir e encontrar a resposta ficarei muito grata. eu tenho um frances intermediario e meu marido tem um frances basico. ambos somos fluentes em ingles.
    desde ja agradeco!
    beijos, paola

  3. Muito obrigada por el post!! nos faz refletir sobre esse processo que é tao importante para as nossas vidas!! Bjs!!

  4. Olá Sandro, no mínimo interessante esse post. Estou aqui a 2 meses, e acho que estou passando bem pelo fase relativa ao domínio psicológico. Um dia estou bem e feliz por estar aqui, em outros nem tanto (será que não deveria ter ficado no brasil? sic..) No mais ainda estou avaliando mtas coisas, o que é bom e ruim e etc. Vamos ver o que o futuro me reserva.

    []’s

  5. Olá, pessoal! É mto interessante essa técnica q a OMS utiliza para medir algo q realmente é mto particular e pode variar demais. Estou preenchendo meu questionário just for fun pra ver no q vai dar. Gostei do post e de saber o ponto de vista de vcs sobre esses aspectos q a OMS avalia. Espero ter a mesma sorte e a mesma visão de vcs qdo chegar a nossa vez!
    Abração!

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK