Nós passamos alguns dias no Brasil, aproveitando merecidas férias e curtindo as temperaturas elevadas acompanhadas de muita, muita chuva. Sobre a viagem ao Brasil escreverei em outro post, pois ainda estou processando essa experiência.
Pois bem, ao voltarmos ao nosso humilde iglu no Quebec, encontramos uma comissão de boas vindas. Uma frente fria que baixou a temperatura de pacatos -10º graus para agressivos -30º. Uma diferença de 60º para nós, que apenas uma semana atrás, estávamos sofrendo no calor tropical.
Quem ainda não passou pela situação pode estar pensando – “esses caras devem estar passando um frio danado.” – mas não é verdade. A nossa estratégia é: de casa pro carro (ou ônibus) do carro pro trabalho, loja, escola, etc. sem parar para ficar ao ar livre. E funciona.
E as crianças?
Quando vi na previsão do tempo que faria 30 abaixo de zero na segunda de manhã, logo pensei – será que vai ter aula com um frio desses? – será que as crianças aguentam esperar o ônibus escolar ou esperar o sinal para entrar?
Fez menos frio que o previsto, -27 com sensação de -38, mas mesmo assim corri na internet logo pela manhã para ver o site da comissão escolar. Procurei na sessão “Urgence Fermeture” e nada. Não me dei por vencido e fui no site procurar a que temperatura as escolas fecham – seria menos 35, menos 40, menos 50?
A resposta é simples: as escolas só fecham em caso de tempestade de neve se, e somente se, o tráfego estiver impedido pela neve. Il fait frette? Pas de problème. Então vesti minha filhota com multiplas camadas de roupa e a adverti – não fique de bobeira no frio porque o frio mata.
Saímos de casa e eu fiquei pensando – Que maldade com as pobres crianças. Pelo menos o pátio deve estar fechado! – Normalmente o pátio da escola abre 10 minutos antes do sinal tocar. As crianças ficam brincando até bater o sinal, então fazem fila e entram. Quando chove, as crianças não podem ficar no pátio e é permitido que elas entrem antes do sinal tocar; o mesmo aconteceria nessa situação de frio extremo, certo? Não.
Chegamos na escola poucos minutos antes do sinal, e lá estavam as crianças, brincando, pulando, gritando no pátio tranqüilamente. Ainda bem que as crianças são homeotérmicas senão congelariam no meio do pátio.
Peguei minha pequena bola de roupas pela mão e caminhamos um pouco até o portão pois a rua da escola é fechada para os carros durante o período de aulas. Antes de dar tchau, recomendei que ela se vestisse corretamente para sair no frio e que não parasse de se mexer enquanto estivesse do lado de fora. O sinal bateu e eu esperei alguns minutos antes de ir embora, para ter certeza que ela não viraria um boneco de neve ou uma estátua de gelo. Depois que as crianças entraram eu fui embora. Se eu senti frio? Só no nariz!
Fatos
-
Um dia antes da temperatura despencar o concierge já ligou o aquecimento no máximo – a temperatura dentro de casa chegou aos 28º;
- Hoje eu preferi usar a combinação ônibus + metrô em vez de pegar o trem. Ninguém merece caminhar 15 minutos e ainda ter que esperar o trem numa plataforma aberta;
- A diferença entre -10º e -30º é o tempo que demora para o corpo perder calor. Nos primeiros minutos é a mesma coisa;
- O dia está lindo e o sol está brilhando, infelizmente a luz solar nessa época do anos é apenas decorativa;
- Num dia como esse é que vc descobre se suas roupas e acessórios de frio são realmente bons;
- Hoje fiquei pensando se devo comprar um daqueles gorros de pele com orelhas como de cachorro (na foto acima);
- Não é todo dia que faz esse frio todo. A média é em torno de -10º. Recomendo a leitura do post: Muito Frio? Talvez, mas poderia ser pior;
Gente… q peninha q me deu das crianças… mas eu acho q na verdade elas são de plástico. Elas caem, se esborracham, ficam no frio, no calor e é como se nada estivesse acontecendo…rsrsrs
Adulto sofre por tudo… eu pelo menos sofro…rsrsrs
[]s, Sa
Olá!
Que bom que vocês voltaram a escrever.
Já estava com saudade do blog.
Tenho acompanhado o blog de vocês há quase 01 ano, tem sido muito interessante para mim.
Obrigada.
Desejo um bom ano para vocês.
Elda
@Sa: as crianças não reclamam mesmo… por isso mesmo minha mãe sempre dizia “põe o casado menino!”.
@Elda: nós estávamos de férias… mas infelizmente acabou. Obrigado pelo comentário e um bom ano pra vc tb.
Sandro, td bem? Tbm voltamos de férias faz pouco tempo. E por incrível q pareça pegamos mto frio no México, algo não previsto… sei lá, vc pensa México e acha q faz calor o ano td e não foi bem assim. De qquer forma não é tão frio como aí, claro. Ótimo post, já vou me preparando psicológicamente pra deixar a minha “bolinha de roupa” na escola tbm. Por td q tenho lido, acho q as crianças SEMPRE sofrem menos q os adultos! Isso talvez deixe nosso estado de espírito mais relaxado, pelo menos. Abração!
Vou te dizer mas comprei um gorro assim quando estava em Montréal hahahahahaha pra proteger bem as orelhas — iiihh agora n sei se foi em Toronto ou em montreal…. em toronto comprei sim mas perdi. rs eu acho.
Crianças se adaptam muito mais rápido as situações talvez por não se preocuparem como nós rs
Welcome home!
🙂