Finalmente a última parte do vídeo. Essa última parte começa com um resumo cronológico dos desafios enfrentados pelos imigrantes. E termina explicando como e porque os imigrantes desconhecem tais desafios ao mudar-se para o Canadá.
Um pequeno resumo cronológico
O imigrante precisa:
- Saber como encontrar um emprego
- Descobrir onde ele se encaixa profissionalmente
- geograficamente
- profissionalmente
- e em termos de skills
- Eles precisam aprender iniciativa
- Depois, eles precisam aprender trabalho em equipe
- Desenvolver soft-skills
- Conhecimentos em vendas
- Liderança
- Etc
- É um processo de uma vida inteira
- Para mim o desafio número 1 é o feedback
- Eu vejo pessoas perdendo o emprego porque não entendem o feedback que estão recebendo
- E também como fazer networking
- O profissional canadense se classifica pela linha (área de atuação) ou pela coluna (ramo de atividade em que tem experiência)
- O networking deve ser feito pela linha ou pela coluna
Pergunta da audiência
“Quando eu peguei o vôo para o Canadá, por volta dos 35 anos, eu tinha alguma noção de todas essas questões? Agora quando ouço essa palestra o que eu faço?”
- Há dois aspectos nessa pergunta
- O que os imigrantes sabem quando vêm ao Canadá
- O que fazer para mudar essa questão
O que imigrantes sabem quando chegam no Canadá
- Isso é muito importante, e foi parte da palestra anterior a esta
- Como trazer informações aos imigrantes deles virem ao Canadá
- Quais são as fontes de informações dos candidatos a imigrantes
- Consultores de imigração
- Eles contam toda a verdade? Claro que não
- Eu sei que essa não é exatamente a pergunta mas uma questão que interessa a muitos
- Eles geralmente focam na parte do sucesso
- Eles dizem: “Ei! vc pode conseguir muito mais no Canadá!”
- E eles estão certos?
- Entre os 100 mais ricos no Canadá 30 nasceram fora do Canadá
- Mas nem todos imigrante vão chegar lá
- Mídia
- Qual é o retrato apresentado na mídia?
- Filmes de Holywood
- Series de TV
- Quantos de vcs vivem uma vida similar a “Sex and the City”? (risos)
- Quando eu fui estudar na Califórnia minha idéia de lá era tirada de “As Panteras” (risos)
- Mas na universidade aonde eu estudei havia 7 homens para cada mulher
- Membros da família
- Membros da família que estão no Canadá dão uma visão parcial da situação
- Eles vieram do mesmo país então vêem as coisas na mesma perspectiva
- Quando eu trabalhei na Xerox, cada vez que eu tinha um problema eu ia conversar com uma colega francesa que já estava lá a 10 anos
- Sua perspective de trabalho em equipe era a mesma que a minha
- Quando tinha algum conflito na equipe a gente conversava
- E nós dois concordávamos que os canadenses não tinham a mínima idéia de como trabalhar em equipe
- Seus conselhos serviam para reforçar meu mau comportamento segundo os padrões canadenses
- Pessoas que visitam o país de origem em férias
- Quem volta para o país de origem em férias?
- Quem pode pagar! Quem já está próximo do seu alvo! (linha verde no gráfico)
- Pessoas na curva de baixo não costumam passar as férias no seu país de origem
- Alguns que estão estagnados também voltam ao país de origem após alguns anos
- E como eles agem? Do mesmo jeito de quem está no topo. Trazem presentes pra todo mundo!
- Departamento de imigração
- O departamento de imigração e cidadania fornece boas informações
- Mas o problema é que os funcionários desse departamento são canadenses
- E vem as coisas no ponto vista de quem já canadense
- Eles tem mais informação, mas não muito mais
- Websites como notcanada.com
- Como as pessoas interpretam esses websites negativos quando estão ainda em seus países de origem?
- Eles desconfiam e pensam: “Eles querem ficar com tudo para eles”
- Consultores de imigração
- Na minha opinião os imigrantes chegam no Canadá tem um conjunto de informações distorcida
- Não porque eles não buscam
- Mas porque recebem informações imprecisas
- Ou não sabem interpretar corretamente as informações
Meu próprio exemplo
- Quando decidi estudar na Califórnia as pessoas me falavam sobre Los Angeles
- Se alguém falava sobre smog, trânsito, etc. eu logo cortava a conversa
- Mas se a pessoa falava sobre L.A. ser “Sea, sex and sun” aí eu estava pronto para ouvir e conversava por 2 horas
- Quando a pessoa decide por imigrar ela coloca antolhos mentais
- Talvez tenha acontecido com vocês
Segunda parte da pergunta: como passar a informação correta às pessoas
- A minha experiência diz que a informação deve ser repetida várias vezes
- Quando você passa para as pessoas informações que não se encaixam com a visão do mundo que elas tem em mente, essa informação é rejeitada
- Não existe lugar na mente para aquela informação entrar
- Minha mente é uma série de gavetas
- Se eu recebo uma informação e não há gaveta para ela onde ela vai parar? Na lixeira
- Se eu recebo novamente a mesma informação repetidamente, a mente acaba criando uma nova gaveta
- Quando um novo conjunto de gavetas novas é criado eu posso repensar a minha visão
- Isso é o que acontece até que a pessoa diga: “Oh! O Canadá funciona de uma maneira completamente diferente”
A informação deve ser entregue na maneira que o imigrante possa processá-la
- Muitos imigrantes processam a informação baseando-se
- Na credibilidade da pessoa
- No fato de ser uma pessoa real e não um website
- Websites não significam absolutamente nada para um russo
- Na Rússia websites são criados pelo governo
- E por definição contêm informações erradas
- Ou são informações plantadas, como na época da União Soviética
- Informações escritas geralmente não servem
- É preciso receber a informação de alguém em que a pessoa confie
- Um imigrante confia em
- Pessoas do mesmo país de origem
- E em uma posição social mais alta do que a sua
- Ou uma pessoa na mesma profissão
- Com um nível de escolaridade pelo menos igual ao seu
- A pior coisa que acontece é um profissional de recolocação com bacharelado em RH atendendo um imigrante com mestrado em engenharia
- Muitas vezes o imigrante não acredita no que está sendo dito
- Pensam: “você não pode me dizer o que fazer, pois vc está num nível social inferior ao meu”
- É um grande problema
- Como eu tenho PHD em engenharia, eu vou a eventos de engenharia falar sobre esses assuntos e as pessoas dizem “Oh isso é maravilhoso!”
- Eu digo as mesmas coisas que os agentes (caseworkers) dizem, mas eles acreditam em mim porque eu tenho um PHD
- Precisamos encontrar pessoas que possam fazer apresentações e que venham da mesma área profissional
- Mesmo se as pessoas vão querer entregar o seu C.V. no fim, vale a pena ter alguém da mesma área apresentando essas informações
Alguém avisa que o tempo acabou (aplausos)
Termina com a indicação de um livro escrito pelo palestrante para profissionais de RH sobre os imigrantes no mercado de trabalho:
Recruiting, Retaining and Promoting Culturally Different Employees
Muito legais os videos, td muito importante e realista!!!
Obrigada
Um abraço e sucesso para vcs patos!!!
Parabéns, Sandro! O q vc fez aqui é digno de prêmio! Vc prestou um serviço enorme à centenas de pessoas…
Abraço
Brigadão pela oportunidade, Sandro. Sem seus resumos, essas importantes informações me passariam em branco.