Volta às aulas da pequena em cifras

Rentrée Scolaire

Rentrée Scolaire

Mudamos de apartamento, de bairro e com isso a escola da minha filhota também mudou. Mesma comissão escolar, o que nos dá a impressão que só iriamos mudar de endereço certo? Errado, quanta diferença!

A escola é bem organizada, mais limpa, mais cuidadinha sabe. Minha pequena foi pra escola duas metades de período, mamãe deixa no portão e pega no portão, agora ela é mocinha, vai pro primeiro ano. A companhia também mudou, díficil identificar quem é imigrante e quem é quebécois. Temos uma companheirinha brasileira na sala, feitas as devidas  apresentações combinamos que nada de português na sala de aula, afinal os outros coleguinhas iam ficar meio chateados de não entender e as mocinhas devem desempenhar o francês, não é mesmo!

Foi legal chegar bem antes do horário de entrada e observar os pequenos chegando com seus pais, suas babás, seus avós, em grande maioria como na outra escola, a turma vem andando. Detalhe, desde a minha casa que fica a doze quadras da escola você vai vendo as crianças indo a pé, o que me deu a maior dor na consciência de estar dentro do carro levando minha trupe, mas me consolei dizendo, calma você tem um meninho de dois aninhos pra levar depois pra Garderie…enfim! Super legal esse jeito saudável de ser desse povo. Mas confesso que levar dois minutos de relógio até a porta da escola me faz feliz ao invés de caminhar os vinte e cinco minutos pra chegar às 7h50 na escola.

Horário de aula: é puxado pros pequeninos, começa às 7h50 e termina às 15h30, com dois intervalos e o horário de almoço no meio. Pros pais que trabalham, existe a opção de deixar na escola até às 18h00, pagando o serviço de guarda. Se você deixar antes de 7h50, precisa pagar serviço de guarda. Se seu filho almoça na escola, precisa pagar pelo serviço de guarda no almoço, se vc precisa que ele fique na escola depois da aula, precisa pagar também. No geral a gente paga $2,50 por dia pelo horário de almoço e $7,00 pelos períodos de antes e depois de horário regular. No nosso caso a filhota fica uma vez por semana de tarde pra fazer xadrez na escola e nos almoços todos os dias, o que nos custa mensalmente uns $80.

Com a volta as aulas vem custos de começo de ano e época de matrículas pros esportes pro período de outono e inverno, se perder o período de inscrição…só ano que vem. Engraçado que a incrição é bem antes do período da neve pra quem vai fazer esporte de inverno, mas é assim que funciona.

Pra quem precisa ter uma idéia de custos aí vai:

Material escolar: $ 69,00 (lista dada pela escola e comprada fora)

Material pedagógico (livros): $103,00

Uniforme: Você pode comprar onde quiser desde que seja marinho e branco, polo e saia, polo e vestido, camisa e calça… á seu gosto. Detalhe é que items de uniforme nas lojas são recolhidos duas semanas depois do início ás aulas pra voltarem somente em julho do próximo ano. Se perder a época de comprar, vai precisar procurar entre as roupas normais e não nos modelinhos de uniforme com tecido ante manchas de caneta (espero que seja mesmo!). Mas se você como eu tem que comprar o enxoval completo porque sua filha cresceu e não tem roupa nenhuma dessas cores, vai somando: tres camisetas polo de $10, duas saias de $14, duas calças de $16, um vestinho de $18, uma calça de ginástica de $15, uma jaqueta de $20,  uma blusa de fio de $15, um tênis de $20, elásticos de cabelo e tiara pra combinar (ninguém é de ferro!) $10, meias 3/4  – pacote com 3 = $10… e aí vai.

Mochila + lancheira + potes + garrafinhas de inox + Pacotinhos congeláveis: Tem de todo tipo e preço, comprei por $15 uma mochila que já vinha com a lancheira acoplada, porém não é térmica, mas isso vou comentar num post a parte depois sobre Alimentação na escola.

Matrícula nos esportes: as crianças precisam se mexer em qualquer lugar e é saudável fazer sport. Mas aqui isso é ainda mais evidente pois no frio nem tem muito o que fazer. Você deve inscrever seu filho pra temporada de outono de setembro a dezembro e também pra temporada de inverno de dezembro a março nessa época do ano. Isso significa planejamento e desembolsar uma boa quantia de uma vez pois os cursos são pagos a vista na inscrição ou no cartão de crédito. O bom é que as despesas com esporte são quase completamente reembolsadas pelo governo na época de declaração de imposto de renda.  Ano passado foi patinação no gelo na Université de Montreal, legal mas dureza levar no domingo de manhã às 8h30, diga o pai que levou quase todas as vezes debaixo de neve e tempestade de neve. Dessa vez resolvemos colocar no Ballet por facilidade de horário de semana e porque a baixinha adora dar um espetáculo de dança, entre as opções estava curso de natação de $70 mas com o medo de pegar pneumonia de sair de cabeça meio molhada no frio. Estava também a patinação de $105, mas o horário continuava ruim. Optamos pelo ballet de $135 crendo que a pequenina ia curtir muito e nós sofrer pouco. Coloque no orçamento o material necessário pro sport também como os patins de $60 á $80, maiô de natação com touca e óculos de uns $80, ou traje obrigatório do de ballet da escola que saiu a bagatela de $92.

Previsão de saídas escolares e dias de folga: na primeira reunião de pais e mestres a escola informa uma previsão de gastos com passeios e dias que não tem aula mas que vc pode mandar seu filho pra brincar no serviço de guarda (jornées pedagogiques), desde que você pague por isso. Ano passado a escola previu $180, na escola internacional minha amiga disse que esse ano será $300, na escola nova da Ana vou saber dia 2 de setembro e depois atualizo aqui. Cada dia de journée pedagogique custa$8,50 e se tiver passeio mais o custo do passeio, normalmente mais $8 à $12. As despesas com o serviço de guarda são também parcialmente reebolsadas no imposto de renda.

E daí fechou a conta? eu já me perdi em tanto número! E isso porque nem contei os gastos e idas e vindas do caçula pra garderie, o que dá um outro capítulo inteiro.

Ou seja, ter filhos custa dinheiro, mesmo quando a escola é pública. Mas quanto custaria no Brasil ter um filho em escola boa, em tempo integral e fazendo outras atividades como o ballet? Sei que não é barato e ainda por cima pouquíssimas despesas são dedutíveis do imposto de renda, e nenhuma é reembolsável.

A gente sempre quer o melhor para nosso filhos, às vezes  erramos e às vezes acertamos. Mas aproveitamos ao máximo as dicas de amigos, vizinhos, e da internet. Espero que as informações sejam úteis e que vocês possam aproveitar bem!

8 opiniões sobre “Volta às aulas da pequena em cifras

  1. Olá , Boa noite , tudo bom?
    Sempre quando posso acompanho seu blog, e guardo alguns comentário que acredito que será útil. Estou com uma dúvida e gostaria que me ajudasse.
    Estou no meio do processo de Quebec e se tudo dê certo, mudaremos no próximo ano (2011 )em agosto ou setembro. Agora em outubro vamos visitar montreal, conhecer , lugares , bairros… enfim. Tenho dúvida sobre a garderie para meu filho de um ano. O que preciso fazer para entrar na lista de espera? chegando em agosto ou setembo terei chance de efetuar matricula. Pensei até em me cadastrar esse ano que estou indo de férias , mas nao tenho endereço, telefone, nada disso (pelo menos em montreal)… estou confusa. Você que tem filho pequeno, por onde devo começar???
    desde já agradeço

  2. Excelente post Sandro! E é isso mesmo, a gente gasta muito!
    Minha filha começou essa semana na escola pública e tivemos que pagar 140$ para a escola (uma taxa que eles cobram para gastos com material que a escola fornecerá para ela durante as aulas), fora o material como dicionário, caderno, conjunto de geometria, etc, nisso gastamos uns 100$ tranquilo por que também algumas coisas ela já tinha. Ela não usa farda, então tivemos que comprar mais roupa pra ela, o que é muito ruim, pois haja roupa!! Gastamos quase 200$ com tudo (calça jeans, blusas, etc). E a escola exigiu roupa para ed. física (conj. de esporte, calça, tênis de corrida, etc), o que nos valeu mais uns 70$, isso pq o tênis dela já supriu a demanda. Olha… não foi fácil, mesmo comprando em rabais… tivemos que andar muito e pesquisar, tentar comprar o mais barato e mesmo assim gastamos bastante. E ficamos pensando que, se esse ano que ainda é accueil, gastamos tudo isso, no ano seguinte, no regular e com os livros, quanto será?!
    Mas enfim, não gastamos com garderie e esporte por enquanto ficará para o ano que vem, vamos esperar um pouco até as coisas melhorarem.

    Abraços!

  3. Queria muito que vc contasse a historia de garderie pois estou levando minha familia em breve para MOntreal e tenho um menino de quase 3 anos. Como foi pra vc matricula-lo? Como ficou o reembolso do governo? no final quanto se gasta com este serviço?

    Obrigado, o blog está profissional, muito bom mesmo.

  4. oi sandro! com vai/ acabei de descobrir o seu blog. gostei muito. o post esta otimo. achei curioso saber que tem uniforme em escola publica, tinha entendido que era so nas escolas catolicas. eu tenho 3 filhas … ja estou imaginando a conta …
    beijos! paola

    • Oi Paola,

      Obrigado pelos elogios mas esse post foi escrito pela Adriana, o mérito é dela.

      Quanto ao uniforme, algumas escolas exigem outras não. No caso da nossa filha não é uniforme propriamente dito, mas ‘code-couleur”. Vc pode comprar a roupa aonde quiser – até no Brasil – desde que seja branca e/ou azul-marinho. Assim facilita bastante…

  5. Sandro e Adriana,

    Olá,

    Achei o post excelente, mas minhas dúvidas não terminam nunca…rsrsrsrsr.
    Eis mais uma: meu filhote é mais velho (12 anos hoje)e minha dúvida é, li que as aulas ai começam em setembro e que temos que fazer a matrícula com antecedência ou não conseguiremos vaga, então será necessário imigrar antes deste período ou o nosso filhote ficará sem escola, será que poderia me esclarecer melhor?!
    Ah, outro pedido de ajuda, vi um link da igreja adventista no blog, será que poderia me informar de alguma igreja presbiteriana por ai?
    Muito obrigada,

    Luciana

  6. Luciana,

    As crianças em idade escolar são matriculadas imediadamente em alguma escola da região onde houver vagas. É lei: criança com 6 anos ou mais tem que estar na escola.

    O problema é que a vaga pode estar numa escola que não seja a que vc escolheria ou um pouco mais distante da sua casa. Sugiro entrar em contato pelos sites das comissões escolares.

    Outra questão é que se ele não fala francês será direcionado a uma classe de accueil, nem todas as escolas tem classe de accueil.

    O link no blog é da igreja adventista de língua portuguesa em Montreal. É um grupo basicamente de brasileiros mas tem membros de várias nacionalidades, que falam francês, inglês e mesmo espanhol.

    Sei que existem várias igrejas presbiterianas em Montreal – é possível encontrar facilmente no Google, mas não acredito que tenha nenhuma comunidade em portugues.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK