No Brasil, a Copa do Mundo é sinônimo de ruas enfeitadas e bandeiras nas janelas e nos carros, o país realmente se pinta de verde e amarelo. Em Montréal uma grata surpresa, aqui o pessoal também entrou no clima de copa do mundo, guardadas as devidas proporções. A febre por aqui são bandeirolas presas na porta do carro que vc compra em qualquer lojinha da cidade. Tem bandeira de tudo quanto é país: Itália, França, México, Argentina (ugh), Argélia, Portugal, Chile e Brasil. E como tem bandeira do Brasil!
No início pensei que eram brazukas perdidos em Montreal, mas comecei a desconfiar da quantidade de bandeiras e camisas do Brasil. Comecei a prestar atenção e percebi que as pessoas usando camisas da seleção falam francês, inglês, espanhol e etc. Não são brasileiros mas são fãs da Seleção Canarinho. Já ouvi até relatos de roubo das tais bandeirinhas tupiniquins.
Assistir a Copa do Mundo por aqui também não é difícil: o canal CBC (Rádio Canadá) está passando todos os jogos da copa, ao vivo, em tv aberta e também na internet. Já percebi alguns colegas de trabalho espiando algum jogo durante o expediente. Alguns shoppings da cidade tem TVs na praça de alimentação, onde tudo está enfeitado com o tema da copa.
É muito interessante ter uma visão mais globalizada da Copa. As imprensa tem uma visão mais isenta na cobertura esportiva, porque no Brasil a paixão fala mais alto no coração dos jornalistas-torcedores. Foi interessante ouvir a indignação do narrador da CBC quando da expulsão do Kaká contra a Costa do Marfim. Eles ficaram completamente indignados com o juiz. E elogiaram o time brasileiro no final da partida, pois eles olham o resultado e os lances legais da partida. Não dão bola para os “apagões” da seleção se isso não altera o placar.
E por falar no jogo contra a Costa do Marfim, após o jogo encontrei alguns caras na rua com a bandeira tricolor do país africano. Nunca havia imaginado cruzar com os adversários logo após um jogo da Copa, muito mais sendo alguém da Costa do Marfim. Mas numa cidade com tantos imigrantes e filhos de imigrante, tem que haver espaço para todas as bandeiras. Só senti falta de uma certa bandeira vermelha e branca com uma folha no meio…
Essa é a minha primeira copa fora do Brasil e eu estou adorando.
Aliás, o mais legal é que é na medida certa. 🙂
Abraços!
Sandro,
Por aqui nada mudou. O país está pintado de verde e amarelo como vc disse. Eu gosto desse clima de Copa do Mundo e é bom saber q por aí vou encontrar isso, mesmo numa escala reduzida. E bola pra frente q amanhã tem o time lusitano!!!
Um forte Abraço!
Olá Adriana e Sandro,
Há um bom tempo tenho acompanhado o blog de vocês e posso lhes dizer que ele tem sido muito útil.
Eu e meu marido também somos de Curitiba e pretendemos imigrar em 2012. Porém, em dezembro deste ano iremos ao Québec para ver de perto a neve nas terras geladas. Os posts sobre o inverno já nos tem ajudado muito!
Parabéns e felicidades!