Uma das grandes novidades para quem sai dos trópicos para perto do ártico é conviver com a neve. Assim como alguns outros estranhos fenômenos meteorológicos. Conviver é com a neve tem o lado bom e o lado ruim. Se por um lado serve para fazer bonecos de neve e esportes de inverno por outro lado ela atola o seu carro, congela o seu pé, suja o tapete e promove alguns tombos.
A primeira questão é saber que no Quebec neva bastante. Montreal tem uma média de até 200cm e Ville du Quebec de até 300cm por ano. Isso significa que se não fosse a retirada de neve e algum eventual derretimento, no final do inverno tudo estaria coberto por pelo menos 2 metros de neve. No inverno 2007/2008 chegou a cair 500cm (5 metros!) de neve no Quebec.
Nesse post comento os esportes de neve e o sistema de déneigement, com fotos e vídeo.
Déneigement
A boa notícia é que as cidades do Quebec tem um dos melhores sistemas de retirada de neve do planeta – segundo o meu chefe é o melhor. As ruas são limpas, as calçadas também e a neve não é apenas empurrada para os lados mas é retirada e armazenada em depósitos de neve.
Após uma tempête de neige – ou nevasca – uma operação especial de limpeza é acionada com as seguintes etapas:
- desbloqueio das ruas – tratores passam nas ruas empurrando a neve para os lados;
- uso de sal ou outro químico para derreter a neve – deixa as ruas menos escorregadias derretendo a camada mais fina de neve;
- retirada da neve – retirada da neve para um depósito;
Fonte: http://ville.montreal.qc.ca
O problema para pedestres e motoristas é que os tratores empurram a neve para os lados atrapalhando a passagem e enterrando os carros estacionados. E se você não quiser que o seu carro seja guinchado é necessário desenterrá-lo antes do horário da passagem do outro trator, o que retira a neve. Isso significa pegar a pá para desenterrar o carro e depois desatolá-lo se for o caso.
As alegrias do inverno
Existem também algumas coisas boas a se fazer na neve ou com a neve: patins, snowboard, esqui de fundo, esqui alpino, bonecos de neve, passeios de trenó, glissades, etc…
É verdade que com a correria da vida não conseguimos fazer metade dessa atividades. Mas vou comentar rapidamente cada uma delas. No final do post há algumas fotos e vídeos. Como não sou especialista no assunto, escrevam um comentário se encontrarem alguma besteira.
Patins
É possível patinar nos parques, em lagos congelados ou em rinques montados para esse fim; também existem pistas para patins de gelo indoor, mais normalmente são pagas. Em alguns bairros existem centros de esporte e lazer com espaço para patinar e com alguns horários gratuitos.
Glissade
Diversão garantida para adultos e crianças, a glissade – que significa deslizada – consiste em descer uma ladeira sentado num pequeno trenó de plastico, ou numa prancha ou como já cheguei a ver num saco plástico. A neve garante uma decida em alta velocidade e boa diversão. Você pode fazer isso em alguma área verde da cidade – ou melhor área branca – ou viajar até um parque de glissades com o de St Jean de Matha, onde você pode descer de morros altos em boias e raftings.
Snowboard e Esqui Alpino
Para praticar vc precisa ir até uma pista na encosta de alguma montanha. Próximo a Montreal existe o Mont Saint-Bruno, um pouco mais longe: Bromont, Mont Tremblant, Saint-Sauveur e aí vai. Exige um pouco de dinheiro, para compra ou aluguel de equipamento, entrada nas pistas ou o passe anual. Uma loja imperdível de equipamentos é a Poubelle du Ski, lá você pode comprar, alugar ou alugar com opção de compra. Também é uma boa opção para patins de gelo.
Outros passeios
É possível ainda fazer outros passeios, como caminhada na neve com raquetes nos pés ou ainda andar de trenó puxado por cavalos ou mesmo cachorros, visitar cachoeiras congeladas ou simplesmente contemplar a paisagem branca.
Dicas para os que vierem depois
- se vc tem carro é obrigatório ter no porta malas uma pá e as vassourinhas para tirar a neve;
- se tiver uma placa indicando para você tirar o carro, tire! antes que a prefeitura o guinche ou, ainda pior, um trator passe por cima;
- o inverno é longo e branco, se você ficar parado vai ser um tédio;
- não dá para sair no frio o tempo todo, então procure as atividades alternativas para fazer em casa, um filme, um video game – que aqui é bem mais barato no Brasil – ou um bom e velho livro;
- Quando for fazer esportes na neve use roupas adequadas, veja o post anterior;
é verdade, deve ser bem divertido. e a vida mais paradinha, dentro de casa, também não deve ser um problema.
este ano eu conhecerei esta neve!!!
🙂
bjks
p
oi Sandro,
muito bom esse post, achei demais o video do passeio de carro. vou mostrar pros meus pais, que estavam perguntando como ficam as ruas no inverno hehehe
[]’s