O outono chegou e as árvores já se vestem de amarelo, laranja e vermelho. A temperatura também começa a se aproximar do risco vermelho onde se lê o número zero. Eu imaginava que a mudança típica no clima e na vegetação começariam entre o fim de de outubro e o início de novembro, ledo engano. Quando entramos oficialmente no outono – acho que foi em 23 de setembro – as árvores já estavam ficando vermelhas e nossos narizes também.
Para nós que viemos de Curitiba o clima de outono já é conhecido: um pouco frio e úmido. Mas a maioria dos brasileiros vai considerar muito frio e úmido. Com a roupa adequada é tranquilo e suportável, mas o ruim mesmo é saber que o pior está por vir.
Pânico
Conversando com outros imigrantes que vieram de países tropicais, percebi uma ansiedade constante sobre como encarar o primeiro inverno. Cavar a neve para tirar o carro, por do sol as quatro da tarde, roupas adequadas para andar na neve, atividades para distrair as crianças enquanto lá fora faz menos trinta são assuntos recorrentes. Num dia desses, uma colega do trabalho contava sobre as agruras do inverno para quatro imigrantes recém chegados – 3 brasileiros e 1 mexicano – e a ansiedade quase virou pânico.
Nesse fim de semana fizemos um passeio nos arredores de Montreal e tiramos algumas fotos na natureza em pleno outono. Sobre o passeio vamos contar depois em outro post, mas as fotos mostram a beleza dessa época do ano. E de certa forma, essa presença constante de amarelo, laranja e vermelho me fez lembrar do famoso quadro de Edvard Munch: “O Grito”.
Depois de muitos anos sem explicação eu consegui entender finalmente a beleza trágica transmitida pelo famoso quadro. Primeiro é necessário identificar a época do ano retratada na figura. A predominância de tons alaranjados nos indica: outono. As pessoas retratadas usam roupas pretas, de magas compridas, típicas do outono. O autor é Norueguês, portanto ele entende bem o que é o inverno longo e o seu predecessor: o outono. É óbvio que o autor quer passar toda a sua ansiedade em relação ao frio que está para vir. Dessa forma podemos quase ouvir o homem do quadro gritar: “Já é outono! Daqui a pouco vai ficar tudo branco de gelado!”. E vai mesmo.
Dica para os que vierem depois
- Aproveite o outono, não tenha medo do friozinho, finja que é verão e saia de casa, do contrário o inverno terá 10 meses para você;
- Chove muito nessa época, então para certas atividades ficam bem complicadas;
- Use roupas quentes, apesar de a temperatura estar variando em torno de 10 graus, já é possível ver muitas mães vestindo seus filhos com as roupas de inverno, luvas, toucas e etc; bem vestido você não sente o frio e curte melhor estar ao ar livre;
- Compre um casado impermeável, assim o frio e a umidade ficam de fora;
- Saia para passear, os parques e bosques ficam muito bonitos nessa época;
- Compre um videogame e faça amigos que morem perto de você, ambos serão úteis no inverno;
Depois de tantas visitas só espiando, cá estou pra dar o meu “eu acho”. Lindas, lindas as fotos… não deixe de postar os comentarios sobre o passeio. Esse quadro é bem conhecido, mas nunca tinha percebido que o grito era de medo do inverno. Vcs aí do inverno, e nós por aqui da chuvas, tufões e enchentes que já estão virando notícia diária até dezembro. um abração!
Oi Fer! Realmente temos acompanhando à distância a loucura do clima aí em SC. Espero que com vcs esteja tudo bem… Quanto à análise do quadro, eu viajei na maionese mesmo!
nossa! as fotos da paisagem nem parece foto … e sim quadros pintados. que cores tao vividas!
beijos!! paola