“Cueillette de pomme” ou “apple picking” é uma atividade bem comum aqui nas bandas do norte . Estranhamente não temos isso no Brasil então a expressão “colheita de maçãs” parece estranha. E o que é isso? Simples: você vai até uma região agrícola, escolhe um dos pomares que oferecem esse passeio, paga de acordo com o tamanho do saco que você pretende levar e colhe, você mesmo, as maçãs no pé.
Um detalhe para deixar o passeio mais gostoso: em alguns pomares, é permitido comer no local quantas maçãs você conseguir. Já imaginou o estrago né?
Existem vários lugares onde você pode encontrar pomares para colheita de maçãs. Não sei porque escolhemos Mont-Saint-Hilaire, mais ou menos 1 hora de viagem a partir de Montreal. A viagem foi tranquila, sem congestionamentos nas estradas, apesar de ser feriado. Todo o caminho é muito bonito e a região do Monte Saint Hilaire é ainda mais.
Chegamos cedo e mesmo o dia não estando realmente frio – cerca de 8 graus – o vento estava bem gelado, por isso fomos vestidos com casacos de inverno, toca, cachecol e luva. Antes que alguém pense que a turma de brasucas estava passando vergonha com o excesso de roupas, já vou dizendo que os “locais” também estavam vestidos assim.
No lugar onde resolvemos ir havia alguns brinquedos para crianças, uma mini fazenda com vários animais, inclusive um lhama! Passamos pela entrada do pomar onde pagamos pelas maçãs, isto é, pelas sacolas vazias que voltariam cheias de maçãs. Subimos num reboque puxado a trator – sim, de novo – e fomos para o meio do pomar.
Havia bastante gente no lugar, mas mesmo assim o pomar estava repleto de maçãs, muitas inclusive caídas pelo chão. Enquanto os adultos provavam algumas maçãs e enchiam a sacola, as crianças se empanturravam até não caber mais. Acho que meu filho comeu umas 6 maçãs… De barriga e sacolas cheias, pegamos o trator de volta para a entrada do pomar, as crianças brincaram mais um pouco no parquinho e fomos embora. Claro que meu filho fez a viagem de volta comendo uma maçã.
Dicas para os que vierem depois
- Existem muitos programas como esse que a princípio parecem programas de índio, mas na verdade são interessantes de se fazer;
- Ao sair de Montreal e visitar as regiões ao redor podemos encontrar paisagens muito bonitas e uma natureza exuberante;
- É interessante ver, também, que as cidades pequenas são bonitas, organizadas e bem estruturadas, e sempre tem um local de comércio com as principais redes de varejo;
- Há vários lugares para colher maçãs, nós fomos nesse: http://www.auxvergerspetit.com;
- Compre um GPS, é bem mais fácil chegar lá!
As fotos:
achei lindo!
🙂
estou ansiosa pra fazer programas assim! clima gostoso, cenário bonito, plantinhas, bichinhos. natureza viva!
quanto ao filhote:ele não precisou de luftal depois de 6 maçãs, não? rsrsrsr
Legal demais né?! Já li algo parecido com morangos, e achei ótimo…vcs sabem por onde ficam os morangos? Obrigada se puderem ajudar, ano que vem queremos fazer muitas colheitas!!! Risos
Milene
Nossa gente! Que lindo!!
Uma colheita de maçãs pede uma torta de maçãs não?
🙂
Adorei a lhama! Mas o que uma lhama faz no Canadá??
O que o Lhama faz no Canadá? O Lhama é imigrante como trabalhador qualificado…. ha ha ha.