Lendo notícias sobre a expansão do metrô de São Paulo, me deparei com um fato curioso: a presença de nomes de clubes de futebol no nome das estações. No tempo em que eu morava em São Paulo havia apenas uma estação-clube: Corinthians-Itaquera. Hoje temos Portuguesa-Tietê, Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes e São Paulo-Morumbi. Algumas dessas estações já funcionam, outras estão em planejamento.
Numa comparação com Montreal encontramos aqui também um padrão. Os nome de estação geralmente são dados pelo nome da rua onde estão, assim temos, a estação Fabre, Laurier, Édouard Montpetit, Viau e etc.
Mas algumas estações também têm um sufixo adicionado ao nome da rua. Aqui, obviamente, não é adicionado um nome de time de futebol mas da instituição de ensino superior próxima da estação. Assim temos os nome compostos nas estações: Berri-UQAM, Guy-Concordia, Longueil-Université de Sherbrooke além das que recebem apenas o nome da universidade: McGill e Université de Montréal. Uns exaltam seus times favoritos enquanto outros exaltam suas instituições, cada um apresenta o que tem de melhor. No caso do Brasil talvez seja o futebol mesmo…
Índice de Desenvolvimento Humano
A ONU lançou a classificação dos países segundo o IDH (índice de desenvolvimento humano). Alguns dos fatores que influem na composição do IDH são: o nível de educação, a expectativa de vida ao nascer, a saúde, o investimento em pesquisa e desenvolvimento e, como novidade, a penetração da Internet. O Brasil ficou em 75° lugar, até que não é tão mal pois com 0,813 pontos – numa escala de 0 a 1 – o Brasil figura no grupo dos países com alto índice de desenvolvimento. Quem sabe o Brasil ainda melhore mais seguindo o exemplo de Montreal e elevando o valor das instituições de ensino. Já existe a estação Cidade Universitária – embora ela não dê realmente acesso à USP – e as estações Higienópolis-Mackenzie e PUC já estão em construção.
Infelizmente o IDH mostra o Brasil bem atrás de países como Chile, Argentina, Cuba e até mesmo Panamá, mas está na frente de países como Paraguai e Equador, vale apena lembrar que os dados são de 2007 e a última crise econômica mudará bem o quadro da próxima pesquisa do IDH. E o Canadá? É o quarto na lista com 0,966 pontos, perdendo apenas para Noruega, Austrália e Islândia.
wow! post nota 10.
Concordo plenamente com vc!
Excelente post!
Eu acho ridículo colocar o nome de um time em cada estação… Corinthians-Itaquera tudo bem, sempre foi assim, mas sair mudando os nomes das estações pra alegrar todas as torcidas? Santos-Imigrantes é a maior forçação de barra!
Nessas e noutras que vemos o quanto o Brasil é um país sério!
E como você bem escreveu: cada um apresenta o que tem de melhor.