Carro – crédito ou locação – parte 1

Depois de chegar no Quebec, se estabilizar por aqui e após ter a carteira de motorista é natural você querer comprar um carro. Embora o sistema público de transporte funcione muito bem, há algumas coisas para fazer e alguns lugares para ir que exigem o bendito automóvel.

No primeiro ano as economias estão escassas e comprar um automóvel torna-se algo um pouco complicado. Após alguma pesquisa coloco aqui as três saídas mais prováveis para esse dilema:

  • Crédito
  • Comprar um carro (bem) usado à vista
  • Alugar um carro no esquema Communauto

Pegue um lápis, um papel e uma aspirina e vamos detalhar a primeira opção, as demais ponho em outro post para não ficar tão extenso:

Crédito

Os canadenses e imigrantes mais estabilizados no novo país recorrem ao crédito a juros baixos, para comprar seu possante sem grande rombos no orçamento. As opções são muitas e permitem a qualquer um ter acesso a um carro zero km por um valor que fica geralmente entre 150 e 300 dólares por mês.

Os carros zero geralmente tem duas opções de crédito: o financiamento – chamado aqui de achat ou financement – e o leasing – chamado aqui de leasing mesmo ou location. Lembrando que aqui o leasing não quita o veículo, ele cobre apenas a desvalorização do mesmo. No final de 4 anos, em média, você devolve o carro e pega outro novo e continua pagando. Ou compra o seu próprio carro usado pelo valor residual do leasing – que geralmente se aproxima do valor de mercado.

Como base de comparação: um chevrolet Cobalt, semelhante ao Astra no Brasil, sai por 200$ por mês sem entrada num financiamento de 72 meses. E 160$ num leasing de 48 meses. Tendo como base o preço a vista de 13000$ conforme promoção no jornal de ontem.

Parece um cenário de sonho, não é? Mas tire seu sorriso do rosto e acorde, pois os pobres coitados que aqui chegam do hemisfério sul não tem histórico de crédito suficiente para sonhar esse sonho. Depois vou colocar um post sobre dicas para obter o tal “credit score”.

Há ainda um crédito alternativo, que beira a ilegalidade, mas que está acessível aos falidos, aos pobres e aos imigrantes recém chegados. O financiamento da casa, geralmente concedido pela própria loja, é sempre concedido se você tiver comprovantes de salário, comprovantes de endereço e uma entrada para pagar que vai de de 200 a 1500 dólares.

Fui conferir uma loja dessas para ver qual eram as condições. Eis a lista:

  • Esse financiamento é dado para carros bem usados, com valor máximo de uns 3000 ou 4000 dólares;
  • A entrada é proporcional ao valor do veículo. Para um carro de 3500$ a entrada é 500$;
  • O valor semanal a pagar é fixo, 100$ o valor do veículo vai influenciar o tempo de duração do financiamento, não o valor mensal;
  • O valor mensal será de 400$, nos meses com 5 semanas 500$, é mais que o dobro do financiamento do carro zero mostrado acima;
  • Os juros são de 29,9% contando todo o período de financiamento, como esse período não vai passar de 2 anos, é um juro criminoso nos padrões canadenses; carros novos tem juros inferiores a 4%, às vezes chega a menos de 1%, ao ano!
  • Se você não conseguir pagar eles se comprometem a receber o carro de volta e cancelar o contrato, acho que aí está a arapuca: ganhar mesmo quando o comprador não consegue pagar;
  • Achei os mesmos modelos de carros por até metade do preço em outras lojas ou na mão de particulares;
  • Resumindo: é fria, mas é uma saída para quem não tem outra opção;

Se você tem crédito aqui pode comprar carros semi-novos como os que listei abaixo, se não tem vai dando uma olhada no preço e sonhado…

Continua…

3 opiniões sobre “Carro – crédito ou locação – parte 1

  1. Muito boa a informação, não fazia idéia do sistema de financiamento de veículos ai, e como vc mesmo disse, mais cedo ou mais tarde teremos que comprar o nosso.
    Vou ficar aguardando a segunda parte do post e o da construção de crédito!

    ps. Caracas, um porche 1997 é 20.000$?? quanto eh um novo?

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