Tirando a carteira de Motorista 2 – A missão

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Depois de fazer o teste teórico, conforme relatei anteriormente no post Tirando a Carteira de Motorista, chegou a hora de fazer o teste prático. Interessante é que isso nos traz uma certa injeção de juventude, a última vez que passei por isso foi a mais de 15 anos atrás.

Parece óbvio que após aprender a dirigir no trânsito caótico do Brasil e com tanto tempo de experiência o teste seria sopa no mel, não? Não!!!

Vou contar a história desde o começo e explicar como funciona esse processo. Brasileiros com carteira de motorista do Brasil precisam fazer os testes teórico e prático. No entanto não precisam passar pelo período de aprendizado de um ano.

Após passar na prova teórica há duas opções: tirar a carteira de aprendiz ou não. Se expirou o tempo para usar a carteira brasileira no Quebec (3 meses) e você tem interesse em fazer auto-escola ou simplesmente dirigir um carro emprestado é necessário emitir a carteira de aprendiz. Sendo que você não pode dirigir a não ser acompanhado de um motorista com experiência no Quebec. A carteira custa cerca de 40 dólares, então, decidi não tirar. Imaginei que o ideal seria tentar uma vez e se não passasse então faria a carteira para ter aulas.

Para evitar os gastos com as aulas recorri à ajuda dos patos que vieram no verão passado e que me disseram o que é realmente diferente por aqui:placa_2

  • Placa de pare – é para parar mesmo, antes da faixa ou se não houver faixa, um metro antes da placa;
  • Velocidade – no circuito tem avenidas, ruas pequenas e zonas escolares, não descuide do velocímetro;
  • Ângulo morto – ou como o avaliador chamou: “o ângulo da morte” – maior dificuldade para o brasileiro, consiste em virar-se para olhar atrás e checar aquela região não alcançada pelos espelhos, toda a vez que for virar ou mudar de faixa;
  • Sinalização – as placas e os semáforos que piscando em verde ou vermelho são as principais diferenças – mas é preciso aprender isso para passar no teste teórico, agora é só colocar em prática;

Pronto para fazer a prova falta uma questão: o carro. Optei por alugar um carro próprio para o exame. Há algumas locadoras indicadas pelo SAAQ que cobram o valor tabelado de 40$ para o exame. O aluguel tem que ser feito com antecedência, o carro já está no local do exame e é necessário apenas levar o recibo na hora da prova. A outra opção seria levar um carro emprestado de algum amigo, mas isso é complicado pois eles fazem uma inspeção completa para aceitar o carro.

Antes de começar o exame, o funcionário que me atendeu teve ainda que emitir uma carteira de aprendiz provisória, gratuita, válida apenas para o teste – afinal a lei obriga a ter um documento de habilitação para sair com o carro no meio da rua, mesmo que este seja apenas um papel recém saído da impressora. E lá fui para o exame, um pouco tenso mais com os nervos controlados.

Enquanto eu fazia o check-up de posição do banco e dos espelhos e colocava o cinto o avaliador explica o que seria o exame. Disse que era uma questão de pontuação e que eu não poderia envolver em nenhum acidente pois seria reprovado – óbvio. Saí como carro calmamente parei num pare ainda dentro do estacionamento e peguei a Boul. Henri Bourassa. Apesar de alguns trechos do circuito estarem em obras, tudo ia bem até o maldito sinal amarelo.

Atencão semafóro a frente

Atencão semafóro a frente

Na verdade o meu maior medo no teste era esse, o tal do sinal amarelo que muda de uma hora para outra e você não sabe se vai ou se para. E o meu medo se confirmou. Eu estava esperando a minha vez para virar à esquerda em um sinal verde piscante, olhei todos os espelhos e ângulos mortos do mundo e acelerei. O carro automático tem um tempo de reação mais lento e quando o carro começou a andar o sinal ficou amarelo. O que um brasileiro faz no sinal amarelo? Acelera! Mas o carro não andou, o avaliador estava freiando o carro com o freio do lado direito (esses comandos duplos que têm nos carros de autoescola).

Lá veio o sabão: “você não pode sair quando o sinal está amarelo!” e eu pensei “mas estava verde quando eu decidi sair, ficou amarelo na hora H!” mas preferi falar “vous avez raison”. Depois da injeção de adrenalina nem sei direito o que aconteceu, voltamos para o estacionamento da SAAQ – atenção as placas de 20 km/h – fiz a baliza, estacionei o carro e instrutor disse “vamos agora à sua avaliação”, “pas bon” respodi eu.

Aí ele falou que eu dirigi muito bem exceto por um outro erro como aquele do sinal amarelo e lascou bronca de novo – “mas isso não vou levar em conta, você passou” – disse ele. Então tá então, demorei uns 15 minutos para me acalmar e ainda bem que não saí com os olhos esbugalhados na foto da carteira.

Dicas para os que vierem depois

Temperatura do estômago na hora da prova

Temperatura do estômago na hora da prova

  • Se você puder gastar um pouco mais de dinheiro e tempo, faça uma aula prática, é bom para conhecer a região do circuito;
  • Tire a carteira ainda nos 3 primeiros meses, isso permite que você alugue um carro com a carteira do Brasil e treine o jeito de dirigir do Quebec; Sai mais barato que a aula e você não precisa tirar a carteira de aprendiz;
  • Fique tranquilo, não é tão difícil passar mesmo que você cometa algum pequeno deslize, mas cuidado com os vícios pois estes podem acumular pontos negativos e te reprovar;
  • Todas as placas inseridas nesse post são placas válidas no Quebec;
  • Cuidado com o sinal amarelo!!!

5 opiniões sobre “Tirando a carteira de Motorista 2 – A missão

  1. oi Sandro,
    Parabens pela conquista, com certeza é estranho depois de tanto tempo ter que voltar a fazer teste e tal. Gostei da dica sobre tirar nos primeiros 3 meses, pois eu estava pensando em esperar mais para tirar, mas agora acho que vou seguir sua dica.

    abraço,
    até +

  2. FAla Sandro, cara estou aqui em Montreal ha 3 semanas e quero ja dar inicio nesta jornada para tirar a carteira. Meu rendez-vous esta para o dia 15 de outubro quando farei o teste teórico. O prático ainda não sei. Sobre o aluguel do carro, onde vc alugou? eh uma auto-escola? acho que farei a aula pratica como vc recomendou pois nunca dirigi um carro automatico e tb para conhecer o circuito. poderia me indicar um lugar? outra coisa, sobre o livrinho para a prova. existe algum lugar onde possa consegui-lo gratuitamente? ou tem como vc me vender o seu? valeu abraço, Ronaldo

    • Ronaldo,

      quantas perguntas?

      sobre o carro, o aluguel custa 40$ e pode ser feito em auto-escolas ou em locadoras autorizadas pela SAAQ. Quando vc conclui o teorico e pede para marcar o prático eles te dão uma lista dos lugares, é na mesma rua é só ir a pé.

      sobre o livro, talvez tenha em bibliotecas, eu preferi comprar o meu, que alias não sei onde está pois emprestei para um monte de gente…. 🙂

      Sandro.

  3. Heheh desculpe o interrogatório…só mais uma pergunta. Depois que vc faz o teórico, quanto tempo para marcar o prático? valeu novamente.
    Ronaldo

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