Atenção! Este é um post antigo, fatos e informações podem estar defasados.
Uma reportagem de hoje no Jornal Métro me fez refletir sobre a relação entre qualidade de vida e custo de vida. A reportagem relata a posição das cidades canadenses, principalmente Montreal, no ranking das cidades mais caras para se viver. A pesquisa inclui 143 cidades do mundo, e Montreal figura na 103ª posição, entre as 50 cidades com menor custo de vida da lista. Isso me fez lembrar que a Mercer também tem um ranking de qualidade de vida o que nos daria uma visão da relação entre custo de vida e qualidade de vida.
No ranking de qualidade de vida Montreal emplaca a 22ª posição, logo acima de cidades como Nurnemberg e Oslo e logo abaixo de cidades como Perth (Austrália) e Estocolmo. É interessante notar que outras cidades canadenses estão ainda mais alto no ranking, Toronto e Ottawa em 15º e 16º e Vancouver em 4º lugar. A pior cidade canadense listada é Calgary em 26º e está acima de todas as cidades dos Estados Unidos.
E o nosso amado Brasil? Brasília, Rio, São Paulo e Manaus estão na lista com o ranking 105, 117, 118, 130 respectivamente. O maior problema é que, segundo a metodologia da Mercer, as cidades brasileira representam um alto custo de vida. São Paulo é a 72ª cidade mais cara no ranking e em 2008 era a 25ª por causa do baixo valor do dólar.
Se as cidades européias esbanjam qualidade de vida – Viena (1º), Zurique (2º) e Genebra(3º) – por outro lado também estão entre as mais caras – Viena (21º), Zurique (6º) e Genebra(4º). Já as cidades canadenses conseguem aliar o alto índice de qualidade de vida e um baixo custo de vida. Toronto, a cidade mais cara do Canadá aparece em 85º lugar no ranking, e Ottawa em apenas na 121ª posição, com custo de vida menores que Rio e São Paulo.
Pode-se considerar que a pesquisa de custo de vida sofre a influência do câmbio – o que é verdade – e que qualidade de vida é subjetiva – também é verdade. Mas essas pesquisas são uma excelente maneira, baseada em números, de explicar porque mudar para o Canadá.
Sandro,
Quer saber de uma coisa? Seu blog é simplesmente sensacional! Tou pra ver mais qualidade de informação que essas que você deixa por aqui!
Bravo! Continue assim que a comunidade de blogueiros imigrantes agradece! Só temos a ganhar com isso.
Abraço!
ótimo post, como sempre. thiago está certo: não sei como vocês conseguem se virar por aí e ainda compartilhar informações e experiências.
essa coisa de qualidade x custo é subjetiva, mesmo. de todo modo, muitos topam altos custos para sobreviver se isso incluir muita qualidade. acho que é pelo que prezamos, não?
ps: triste, aqui no rio estou cada vez mais cercada de violência. pessoas queridas, conhecidos, etc, todos passando por assaltos e situações de estresse. esta linda cidade já não é mais factível!
Com certeza! Canadá vem como primeira opção exatamente pq alia qualidade de vida com custo de vida ‘aceitável’
Infelizmente aqui não temos nem um, nem outro…