Made in Canada

Biscoito Pit Stop da Marilan, comprado por um dolar no Dolarama

Biscoito Pit Stop da Marilan, comprado por um dolar no Dolarama

Comentando as notícias sobre o encontro do G8 na Itália, eu e minha esposa nos deparamos com a seguinte dúvida: como o Canadá pode fazer parte do grupo dos países mais industrializados do mundo se tudo que compramos aqui é “Made in China”? É claro que o Canadá é um país rico e desenvolvido, mas onde está a indústria Canadense?

Para começo de conversa, é preciso admitir que  a nossa visão é parcial, visto que ainda estamos consumindo produtos de subsistência como comida, roupas e móveis simples para casa. Outro fator a salientar é que aqui, diferentemente do Brasil, nem todos os produtos tem em sua etiqueta o país de fabricação, mas estranhei a quantidade de produtos importados que consumimos aqui no dia a dia.

Basta uma olhada rápida no supermercado para perceber que o champignon vem da China, as uvas do Chile ou do México as bananas do Equador e o café da Colômbia. Muitos produtos mais elaborados como comida congelada vem dos Estados Unidos. E algumas hortaliças, ovos e leite são locais aqui do Quebec. Quando o assunto é industria de tecnologia encontramos ainda muitos produtos americanos  e chineses.

Made in Brazil

Gillette Sensor Made in Brazil

Gillette Sensor Made in Brazil

Estranho é que o Brasil não comparece por aqui com seus produtos. Não vi ainda nenhum produto da agricultura brasileira por essas bandas. Nós pensamos ser o celeiro do mundo mas até o café brasileiro, por exemplo, é difícil de se achar. Mesmo a farinha de mandioca que encontrei vem da áfrica e a água de coco da indonésia!

Pra não dizer que não encontrei nada “Made in Brazil”, achei dois produtos inesperados: lâmina de barbear e bolacha salgada. Ambos os produtos aparecem nas fotos.

Indústria

Pelo visto a tal da indústria canadense produz itens mais nobres, não encontrados em supermercados. Aqui no Quebec temos a Bombardier que produz de tudo um pouco, em Toronto as quase falidas montadoras de veículos, e assim vai. Há também a produção de energia elétrica e petróleo, assim como mineradoras e empresas de serviço, não é muito diferente do Brasil.

E é claro que consumimos uma grande quantidade de produtos locais sem saber, pois aqui não é como o Brasil onde se escreve “Made in Brazil” até no rolo de papel higiênico.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK