Quando você chega com crianças no Quebec, depois de alguns dias é hora de correr atrás de escola.
O sistema de ensino daqui é ligeiramente diferente do Brasil, começando pelo ano letivo que começa em fim de agosto e se estende até começo de junho, com pequenas pausas que a gente chama de feriado mas não de férias. A idade regulamentar para cada série é definida pela idade que o aluno tem no dia 30 de setembro do ano. Dessa forma uma criança fez 5 anos nos dia 30 de setembro ou antes entra no maternal, se ela fizer 5 anos no dia 1º de outubro terá que entrar no pré-maternal e fazer o maternal no ano seguinte. Um rápido resumo dos primeiros anos:
- pré-maternal: 4 anos – embora exista em alguns escolas públicas o governo não é obrigado a garantir lugar, de maneira que a solução é pagar um CPE ou garderie educativa particular. Os pais não são obrigados a matricular o filho nessa idade;
- maternal: 5 anos – todas as escolas primárias oferencem o maternal e o governo é obrigado a garantir um lugar se os pais quiserem. Mas os pais não são obrigados a matricular o filho nessa idade;
- 1ª séria: 6 anos – os pais e o governo são obrigados a matricular a criança nessa idade;
Os alunos do primário estudam geralmente em um período que pode variar entre uma ou outra escola, mas geralmente é das 8h00 ás 14h00 de segunda á sexta feira. Eles podem levar seu almoço ou aderir ao almoço pago da escola. Crianças que moram em determinado perímetro de proximidade da escola tem autorização pra almoçar em casa e voltar, desde que respeitem o horário de pausa de 1 hora.
O normal é que vc procure a comissão escolar da cidade onde vc mora, marcar um rendez-vous e matricular seu filho lá, com uma porção de documentos entre eles certidão de nascimento, contrato de locação/comprovante de endereço, CSQ, cartão do assurance maladie ou a carta que contenha o número do assurance maladie. A comissão escolar que escolhe em qual escola seu filho vai estudar pois nem todas tem a classe de accueil para imigrante. Eles mandam uma carta dizendo onde vc deve matricular o pimpolho, me disseram que no fim de junho.
Quando a criança vem de outro pais que não tenha francês como primeira língua, é praxe que a criança vá pra uma escola especial pra fazer adaptação ao francês ao mesmo tempo em que segue o cronograma normal da escola e uma vez pronta com a língua pode se inserir normalmente em outra escola.
Nossa procura pela escola
Minha filha chegou em maio com quatro anos. Escola oficial garantida pelo governo a partir de setembro. Até a primeira série a escola é opcional mas como queríamos que ela começasse a aprender francês o quanto antes, optamos por matricular numa garderie antes de setembro. A seguir cenas deste capítulo.
Fomos nós procurar a Comissão Escolar de Montreal e fazer tudo isso aí de cima e ficamos muito bravos por não poder escolher a escola que tem aqui perto de casa e ter que ir onde eles iriam mandar a carta. Fazer acuueil não parece tão bom pois dizem que o rendimento escolar acaba sendo menor, o conteúdo apesar de ser o mesmo fica mais superficial em função das crianças estarem aprendendo a língua junto. A funcionária não perguntou se ela falava francês, se iria estudar até setembro, nada, apenas nos deu um “papel de pão” com um número de matrícula anotado a mão e uma data de início das aulas. Fiquei arrasada de sair daquele lugar sem saber onde minha filha ia estudar e outra, a carta deles ainda não chegou até hoje…
Enfim, nos indicaram procurar a comissão escolar do bairro vizinho, que na verdade é separada por ter até outra prefeitura (outro arrondissement). Fui.
Minha gente que diferença! Saímos de lá com a menina matriculada numa das melhores escolas de Montreal simplesmente porque estávamos dentro do perímetro geográfico, sem lista de espera nem nada, salvos por um quarteirão… e detalhe, como a Luiza estava na garderie particular desde que chegamos e ela já fala e entende o francês ela não vai fazer classe de accueil, vai direto para o programa normal.
Dicas para os vierem depois com seus patinhos
- você vai ouvir falar que se o seu filho nasceu entre outubro e dezembro é um grande problema… claro que não, só vai estar entre os mais velhos da turma, da mesma forma que o aluno que faz aniversário no dia 30 de setembro vai ser o mais novo da turma;
- se você achar que o seu filho está novo ou velho demais para a turma em que entrou é possível solicitar uma exceção na comissão escolar;
- existe mais de uma comissão escolar em Montreal, as maiores são a Comissão Escolar de Montreal e a Comissão Escolar Marguerite Bourgeoys; o que define a sua comissão escolar é o seu endereço; nós tivemos a sorte de estar num endereço atendido pelas duas comissões;
- existe uma data certa para fazer a matrícula, mas o recém chegado pode fazer a qualquer momento;
- se seu filho tem menos de 5 anos a saída é a garderie ou CPE, outro problema, a ser tratado em outro post;
- se seu filho está no ensino secundário as coisas são diferentes, não temos experiência nesse sentido;
Atualização de 2015
O jornal LaPresse divulgou um ranking das escolas primárias públicas em Montreal. O ranking é dividindo em três listas: escolas em regiões favorecidas, menos favorecidas e desfavorecidas. E em cada lista as escolas foram ordenadas pela nota média nos testes do ministério da educação. A dica veio do blog Les Lapins, e pode ser visualizada no link abaixo:
http://www.lapresse.ca/multimedias/palmares-des-ecoles-primaires-publiques/
Bem bacana o post.
Não tenho filhos mas sempre é bom entender algo sobre o país onde se quer viver.
Boa sorte.
excelente post. fico pensando como será meu caso, pois não sei se terei filhotes aí ou se adotarei crianças no brasil, num futuro não tão distante
Olá, adorei o post, queria saber mais sobre o bairro que vcs moram, minha entrevista será em setembro, estou nos preparativos e gostei sobre o que falou das escolas, tenho uma filha de 8 anos e outra com 7 meses, acredito que na época estarão com 2 anos e 10 anos. Qual o bairro que vcs moram? É perto de outremont?
Grata,
Milene, vou te responder em particular. ok?
Sandro, então quer dizer que morar perto da escola que se quer não é suficiente??
Então como proceder? Eu quero que minha filha estude na St-Luc. Posso exigir isso? Posso bater o pé?
Bia,
A primeira coisa a fazer é morar perto da escola, mas como o bairro que moro é grande acabo estando “perto” de várias escolas, umas boas outras nem tanto. A segunda coisa é saber o que você quer e brigar por isso. Na CSDM fomos pessoalmente lá e não fomos ouvidos, porque eles insistiram em colocar nossa filha na classe de accueil e eles iriam dizer onde era. Na CSMB, resolvi por telefone mesmo, após informar meu código postal a pessoa disse que eu poderia escolher a escola dentro da área onde estou e ir lá pessoalmente fazer a matrícula. Foi o que eu fiz!
Outra coisa é que se seus filhos tem 6 anos ou mais, a comissão escolar é obrigada a matricular o aluno imediatamente não importa a época do ano. Aí vão colocar as crianças aonde tiver vaga, e não será nas melhores escolas! Depois para mudar de escola, você vai ter que correr atrás e bater o pé. Insistir e ser chato funciona aqui na maioria dos casos, desde que a lei esteja do seu lado. 🙂
Eu fiz procura no kijiji dando o code postal da St-luc e achei uns apts legais dentro do que precisamos. Estou partindo desse princípio de morar ‘na biqueira’ da escola e assim não tem desculpa.
Quando formos para Montréal, minha filha já terá completado 12 anos. Como quero ir no mês de Abril, acho que vai ser dinheiro jogado fora matriculá-la e ela estudar 2 meses somente. Dinheiro de escola, material escolar e uniforme jogados fora, pois nada poderá ser aproveitado por aí mesmo…
Então estou pensando em pagar uma professora particular para ela, antes de irmos, perguntei na Aliança mil vezes sobre a possbilidade dela poder fazer o nível 1, mas é muito complicado, as turmas são sempre de adultos, não tem jeito. Então achei melhor pagar a prof. particular para que a Ju não chegue lá sem saber nem como pedir pra ir no banheiro… e também pq isso ajudará muito na classe de accueil. Pra idade dela não tem jeito, ela tem que fazer.
Agora fico pensando, aí é pela idade. Ela tem 11 anos e está na 7a. série. Se continuasse aqui, com 12 estaria na 8a. série. E no Quèbec, ela entra direto no secondaire, mas ainda não sei se no 1o. ou no 2o. secondaire…
De qq forma é ótimo saber que aí podemos brigar e ser atendidos!!! Uma perguntinha, a CSMB atende só para Outremont? Pq as escolas secondaire que vi atendidas por ela, só vi mesmo a Paul-Gérin, que cheguei a comentar na CBQ.
Eu ainda não me situei em saber qual pedaço é CDG e qual pedaço é NDG. Olhando de cima NDG é ao lado de Outremont e CDG é a parte de baixo, à esquerda? É isso? 🙂
Como respondi no email, CDN (Cote-des-neiges) é ao lado de outremont, e mais para esquerda/oeste é NDG (Notre-Dame-Des-Graces).
Esse post conseguiu esclarecer algumas duvidas que tinha em relação a escola. Estamos começando as pesquisas para dar entrada no nosso processo de imigração, somos uma familia, com 3 crianças, e estamos fazendo pesquisas em varios blogs, para poder pegar dicas… E o seu tem varias… Se puder nos ajudar ficarei muito grata!!!
Ola,
Eu e minha familia estamo imigrando pro Canada entre abril e maio, minha filha tem 7 anos e faz aniversário em agosto, tenho dúvidas de quais são as promeiras providencias que tenho que tomar quanto a matriculas e procedimentos oficiais do governo para crianças pequenas, ela não fala quase nada de frances, o que me preocupa bastante.
Se puder me dar mais informações de quais procedimentos temos que ter com as crianças e o governo quando chegarmos seria ótimo.
Grata
Kátia Bonlha
Kátia, respondi para vc em um email…
Olá, estamos indo para Montreal agora no final de Abril. Gostaria de indicação de escola, pois de início ficaremos em um studio (1º mês), mas depois pretendemos alugar uma casa e um dos fatores determinantes é a qualidade da escola. Minha filha tem 5 anos (faz 6 só em dezembro), pelo que entendi no seu excelente post ela já vai para a escola, certo? Mas as aulas só começam no final de agosto… então o ideal seria uma garderie para esses quase 3 meses? ou as escolas de verão?
Se puder me ajudar agradeço muito, pois esse assunto tira o sono, não é mesmo?
Até mais,
Fabiana
Olá! Achei bem interessante o seu post, estamos indo para Montreal em julho. Tenho filho que fará cinco anos em setembro e gostaria de saber se você sabe quais escolas são boas para que possamos escolher a região onde vamos morar.
Muito obrigada.
Melissa,
Bem-vinda ao blog, te envei um email com a informação.
Sandro.
Adriana e Sandro, tudo bem?
Adorei o blog de vocês, cheio de informações súper úteis!
Eu, meu marido e meu filho estamos querendo ir a Montréal em maio do próximo ano, quando meu filho terá 6 anos. Gostaria de saber a impressão de vocês sobre as escolas primárias, quais as melhores. Andei entrando em alguns sites de escolas, mas nada como ouvir experiências! Agradeço muito a ajuda de vocês!
Olá, a minha filha está com 5 anos e fará 6 anos em dezembro. Ela terá que fazer a adaptação também, haja vista que entrará no maternal? E quanto tempo dura a adaptação?
Cordialmente,
Aílton Medeiros
Ailton,
Bem vindo ao blog. Geralmente não existe classe de accueil para o maternal, crianças francófonas e não francófonas entram juntas no maternal. As classes de accueil são para crianças maiores, já alfabetizadas. Para os não alfabetizados, as escolas oferecem um programa de reforço da língua francesa para imigrantes e quebequences anglófonos, dentro do programa normal do maternal.
É bem mais fácil para uma criança nessa idade, do que uma criança mas velha que precisa ler e escrever em francês. Mesmo assim, é extremamente recomendado que sua filha faça aulinhas de francês antes de sair do Brasil. É muito dolorido para uma criança ser deixada na escola sei ser capaz de falar nem entender absolutamente nada. Pense nisso.
Obrigado Sandro,
Vou tentar aqui em São Paulo oferecer aula particular com esse objetivo para que ela não sofra tanto, já que a “injeção” será inevitável. Para a outra filha que está com 12 anos, já sabemos que será mais complexo. Está nas mãos de Deus…
Estamos pensando em morar na região central (St.Catherine) ou o mais próximo, devido à emprego e locomoção. Você indicaria alguma escola próxima a essa região?
Desde já, muito obrigado!
Aílton Medeiros
Ailton,
Tenho a impressão de que não existem escolas primárias no centro da cidade, geralmente os bairros mas apropriados para crianças e com boas escolas são justamente os mais residenciais.
Sugiro que vc dê uma olhada no site das comissões escolares: CSDM e CSMB.
Muito obrigado Sandro.
Oi! Que bom que achei esse blog de vocês!!! Meu marido deve mudar ja no final de Agosto/2014…Temos uma filha que complerá 4 anos em agosto. Se voces tiverem uma Garderie bacana pra indicar seria muito bom, pois já facilitaria na definiçao de onde morar. ( O Marido vai trabalhar em Mirabell) .
Super obrigada!!
Liana
Olá Liana,
A questão de garderie é complicada, mas se está certo o seu Marido vai trabalhar em Mirabel, o ideal é procurar morar na região ao norte de Montreal: Laval ou Laurentides (região ao norte de Laval onde fica Mirabel). E o melhor é ter a garderie próxima de casa ou próxima do trabalho (seu ou dele). Mas toda cidade ou bairro tem uma garderie boa, escolha a região onde morar baseada na rotina de transporte diário e dentro da região, escolha o endereço dependendo da garderie ou escola. Infelizmente não conheço garderies nessas regiões para indicar, apenas na ilha de Montreal mesmo.
Sugiro que você também dê uma olhada nesses posts:
http://www.truth.com.br/ospatos/2014/01/garderie-rotina-diaria/
http://www.truth.com.br/ospatos/2013/12/garderie-ponto-de-vista/
Um abraço,
Sandro
Sandro, estou também a procura de dicas das melhores escolas primarias de Montreal. No meu caso, poderiam ser também as escolas em inglês. Você poderia me passar os nomes das melhores?
Ola Manuela,
Infelizmente não conheço bem a rede anglófona.
Mas atenção, você não tem direito à escola pública anglófona a não ser que você venha de uma província anglófona canadense ou de um país anglófono. Não sei dizer exatamente quais são os requisitos. Veja:
http://www.emsb.qc.ca/emsb_en/registration_en/registration_en.asp
Resta a alternativa da escola particular.
P.S. veja também esse link:
http://blog.navut.com/best-elementary-public-schools-in-montreal/
Olá Sandro! Gostaria de agradecer pelo esclarecedor post sobre escolas primárias. O melhor que já encontrei. Gostaria de saber se vocês podem me passar dicas por e.mail do melhor bairro e escola para matricular os, como vocês dizem, patinhos!
Desde já muito obrigada!
Olá Liliana, esse post é de 2009, mas em 2015 saiu um ranking das escolas primárias da rede pública em Montreal. Editei o post e adicionei essa informação no fim do texto, dê uma olhada lá e boa sorte.
Bom dia.
Estou indo com a minha família para Montréal em junho. Não somos RP, temos visto de estudo.
Meus filhos tem 4 e 7 anos (o mais novo fará 5 em julho e a mais velha fará 8 dia 25 de setembro).
Gostaríamos de já achar um bairro para morar onde a escola alcançada seja uma boa escola. A minha filha mais velha precisará da classe de acueil. Porém, não temos muito dinheiro para investir em aluguel no início.
Teria uma lista de bairros intermediários, entre valores e escolas não tão ruins???? Ou, pelos menos alguma sugestão de bairros em que as escolas primárias são muito ruins, para já descartarmos???
Agradeço muito.
Olá Clarissa, em primeiro lugar veja esse link: http://www.lapresse.ca/multimedias/palmares-des-ecoles-primaires-publiques/
Acima vc tem uma ideia do resultado academico das escolas de Montréal. Quanto aos bairros menis caros a formula é mais ou menos sinples. Mais longe do centro, mas barato. Eu sugiro vc olhar com carinho para ahuntsic. Uma escolha pouco comum dos brasileiros. Mas um bairro bonito, barato, e com transporte publico. Laval, pode ser tambem uma opcao.
Muito obrigada, vou olhar sim.
Olá, estou iniciando a pesquisa sobre as escolas e gostaria de saber se vocês podem nos auxiliar…essas escola de acolhimento também são determinadas pelo bairro que escolhermos? Por que estou pensando em escolher onde vamos morar com base no ranking das escolas, mas pelo que vc disse, pode ser que estejam sem vagas. Qual a melhor época para decidir isso? Agradeço e aguardo o contato.
Oi sandro….Achei seu blog por acaso e gostei muito por seu interesse em ajudar as pessoas …Eu tenho várias dúvidas, pois meu marido e eu estamos de.mudança com os nossos três filhos para. Montreal em agosto de 2017…Nos temos uma menina de 14 anos, uma de 9 anos (faz 10 anos em junho) e um menino de 8 anos….Não sabemos ainda aonde vamos morar…O meu marido foi aceito na universidade de Montréal. …O que devé mostrar fazer para achar um apto para alugar e a escola das crianças? Obrigada
Olá Maria Rosália,
Procurar apartamento é como em todo o lugar, procurando em imobiliárias (mais caro), em site como o Kijiji, e nas placas (o que só dá para fazer aqui). O ideal é você virem antes para ter tempo de procurar enquanto vocês ficam num lugar temporário. Sobre a escola, uma vez com um endereço você deve ir na escola ou na comissão escolar (dependendo do bairro) e inscrever as crianças, simples assim. Sobre escolas te mando mais detalhes por email.
Olá Sandro,
Estou indo ano que vem como estudante com a família para Montreal. Tenho dois filhos de 10 e 14 anos.
Devo chegar em Montreal em março/18. Você acha que seria melhor colocar eles em um cursinho de francês e esperar o inicio do novo ano letivo?
Acha que eu consigo vaga em boas escolas qse no final do ano letivo ?
Será que poderia me dar algumas dicas sobre esse tema?
Obrigada !
Olá Andressa,
Em primeiro lugar, coloque seus filhos para estudar francês já, aí no Brasil. Existem vários sites e aplicativos para aprender, não precisa pagar caro por uma escola ou professor caso o orçamento não permita.
Em segundo lugar, é impossível conseguir uma boa (ou má) escola enquanto eles não forem capazes de ler e escrever em francês. Portanto eles serão matriculados na escola mais perto da sua casa que possua classes de accueil. E provavelmente não será a mesma escola, pois 10 anos entra na escola primária e 14 na escola secundária.
A classe de accueil é focada exclusivamente em ensinar o francês para o aluno até que ele esteja apto a seguir o curso regular. Se eles chegarem com uma base mínima de francês e se dedicarem na classe de accueil, pode ser que estejam prontos para a classe regular no início do próximo ano letivo em setembro.
Boa sorte.
Oi Sandro, Obrigada pela dica !!! 😉