Atenção! Este é um post antigo, fatos e informações podem estar defasados.
Quem casa quer casa, diz o velho ditado. Quem imigra também quer casa, eu diria. Mas a tarefa é mais complicada do que parece, ainda mais quando você não conhece a cidade, não faz a mínima idéia de onde será o seu trabalho, sua escola ou a escola das crianças.
O primeiro passo foi definir o que nós queríamos e quanto poderíamos pagar. Segundo, obviamente, foi sair à caça dos imóveis para alugar. O problema é que a cidade é grande e as buscas teriam que ser focadas em alguns bairros, mas quais?
Foi quando entrei no modo obsessão. A principal preocupação era com as escolas para as crianças, uma vez que aqui as crianças tem que estudar na escola da região onde moram. Mas para isso faltavam informações. Então eu e meu amigo Google vasculhamos a internet em busca de informação sobre escolas primárias e sobre os bairros.
Não achei a informação que procurava mas achei um mapa da concentração de criminalidade nas regiões da ilha de Montreal – tem poucos crimes, mas tem – e coloquei na minha cabeça que os bairros com melhores escolas teriam menos delinqüência juvenil (faz o maior sentido, não?). Por outro lado queríamos estar não muito longe do metrô mas, segundo os mapas, onde tem metrô tem mais criminalidade.
No final das contas o tempo foi passando e nada dava certo até que resolvemos por eliminação. O vencedor foi o primeiro apartamentos que vimos, apresentado pelos amigos Dilma e Junior que moram no mesmo prédio. O apartamento é ao lado de um centro de compras com farmácia, supermercado e Dolarama, a 5 minutos de ônibus da estação de metrô Outremont ou a 10 minutos das estações Rosemont ou Plamondon, dependendo do lado para onde você pega o ônibus. E como a Dilma tem uma filha na mesma idade que a nossa, tivemos finalmente uma referência de escola. E o valor do aluguel? Exatamente o limite do nosso orçamento.
Dicas para os que vierem depois:
As variáveis que influenciam o preço do apartamento são:
- proximidade com o centro ou muito perto de uma estação do metrô;
- se o chaufage e a água quente estão incluídos no preço;
- estado de conservação do apartamento – não despreze isso;
- se é ou não demi sous-sol, traduzindo: porão (as vezes são bons apartamentos);
- a existência de geladeira, fogão e outros eletros, e seu estado de convervação;
Como procurar o apartamento:
- defina rápido o que você quer e quanto pode pagar;
- ouça a opinião dos outros, mas tente formar a sua;
- atenção, bairros bons geralmente têm regiões ruins também;
- procure na internet nas imobiliárias e principalmente nas placas “à louer” fixas nos prédios;
- ligue para os telefones nas placas e se não atender deixe recado, aqui as pessoas não atendem telefonemas de pessoas desconhecidas, mas ao ler o recado ligam de volta;
- talvez o proprietário ou imobiliária venham a te pedir um depósito no valor de um ou mais alugueis, isso é ilegal mas as vezes é o único modo de alugar o imóvel. Parece o Brasil, né?
- anúncios na internet ajudam, mas não resolvem. Alguns amigos alugaram excelentes imóveis que nunca foram anunciados na internet.
- não existe almoço grátis, se tá barato tem barata :-D;
- existem picaretas aqui também, cuidado!
Parabéns pela conquista! Acho que é o maior dos desesperos, talvez empate com a conquista do primeiro emprego!
A foto do fofucho enchupetado está linda!
🙂
Bisous
P
Muito bom o blog. Começarei a visitá-lo com freqüência. Estamos esperando a carta para os exames médicos. Muita sorte para vcs!!!!
Informações preciosas. Parabéns pela iniciativa e desejo sorte.
Gostei do relato.
Alguns comentários:
a) não encontrei link para assinar o RSS dele. Se tiver seria legal colocar mais aparente. Se não seria legal ligar 🙂 fica mais fácil saber quando houve novidade
b) sobre o alguel aqui no Brasil um indicador é a metragem quadrada.
Como fica isso por ai? Por exemplo, se puderes compartilhar seu atual ap tem que divisão (quarto, cozinha, sala de jantar etc)/metragem ?
Robert,
Valeu pela visita e pelo comentário.
a) os links para RSS estão na coluna da direita. Está meio escondido então vou ver se dá para editar e colocar o famoso ícone do RSS;
b) o pessoal do Quebec pira na batatinha com esse negócio de 3 1/2, 4 1/2, etc. O meu primeiro ap aqui era um 4 1/2 enorme. Mudei para outro menor. É muito raro ver nos anúncios a metragem e quando tem, vem em “pied carré” (pés quadrados). O ap atual é um 2 dormitórios que deve ter uns 85m2 de área interna. Tá bem na média…
Olá!
Adoro o blog de vocês! Muito útil!
Saberiam dizer se há apartamento disponível para maio, junho ou julho onde vocês moram?
Eu e meu marido estamos planejando ir em maio ou junho e estamos considerando essa região também (além de La Salle, Verdun e Villa Maria). Bem provável ficarmos em um apto mobiliado por 1 semana, no máximo 1 mês.
Obrigada e ótimo final de semana.
Fernanda, a princípio não tem nada disponível. Vou te enviar uma resposta por email.